quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Negro e de olhos azuis


Modelo do Homem de Cheddar, que viveu há cerca de 10 mil anos,
quando os primeiros humanos modernos chegaram à Grã-Bretanha.
Foto: Tom Barnes / Channel 4 / Museum of Natural History



A partir de uma análise de DNA, cientistas do Reino Unido reconstruíram a aparência do mais antigo esqueleto de um humano moderno encontrado na Grã-Bretanha, o Homem de Cheddar; ele é ancestral de 10% da atual população branca. Há 10 mil anos, britânicos tinham pele escura e olhos azuis.
            A reportagem é de Fábio de Castro, para O Estado de S. Paulo (7 Fev 2018), e informa que “De acordo com os cientistas, 10% dos habitantes brancos da Grã-Bretanha atual, entre aqueles que têm ancestrais britânicos, descendem dessa primeira população. O fóssil no qual os estudos se basearam, conhecido como Homem de Cheddar, é um esqueleto do período Mesolítico - há cerca de 10 mil anos -, descoberto em 1903 na caverna Gough, na Garganta de Cheddar, em Somerset. A pesquisa foi realizada por cientistas do Museu de História Natural do Reino Unido.”
O modelo do Homem de Cheddar foi feito pela empresa Kennis & Kennis Reconstructions, especializada em reconstruções paleontológicas. Os artistas tiraram as medidas do esqueleto, escanearam o crânio com tomografias e utilizaram uma impressora 3D para produzir uma base para o modelo.



Um comentário: