segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A hora de Marieke Vervoort



Marieke Vervoort, atleta belga de 37 anos, ganhou neste fim de semana a medalha de prata na prova de 400 metros de ciclismo de pista em cadeira de rodas, nos Jogos Paraolímpicos do Rio 2016. Ela já ganhou outras duas medalhas olímpicas.
Até aí nada demais, não fosse o fato de que Vervoort tem a metade inferior do corpo paralisada, a visão limitada a 20%, sente dores que a impedem de dormir noites a fio, além de ataques epiléticos. É portadora de doença degenerativa incurável e progressiva, sofrimento que se iniciou aos 14 anos de idade.
Vervoort informou que esta será a sua última participação nos Jogos Paraolímpicos. “Depois desta edição, quando eu sair daqui, irei desfrutar cada pequeno instante. Vou me voltar mais para a minha família e amigos, a quem não pude dedicar muito tempo, pois, sendo um esporte de competição, eu tinha de treinar todos os dias”.
Afirma Vervoort: “Já assinei a documentação [da eutanásia], mas ainda desfruto cada momento. Quando chegar a hora, quando os dias ruins foram em maior número do que os bons, para esse dia, já tenho a documentação para a eutanásia. Mas a hora ainda não chegou”.
Ela acrescenta: “Se eu não tivesse a documentação da eutanásia, creio que já teria me suicidado, porque é muito difícil viver com tanta dor e tanto sofrimento e sob essa incerteza”.
A eutanásia é reconhecida legalmente na Bélgica e a atleta tem a autorização para este ato desde 2008.
            Em meu ponto de vista, não se trata de algo que devamos considerar certo ou errado, pois o terrível sofrimento, é Marieke que o conhece e experimenta a cada dia, por longos anos. Em tais circunstâncias, é um direito da pessoa dispor sobre a própria vida.
            Também não se trata de mera opinião pessoal, o que é irrelevante diante da tragédia vivida por milhares de seres humanos mundo afora. A Bélgica, bem como outros tantos países, reconhecem este direito.


Foto: Mauro Pimentel /AP

Lautrec

Meus quadros favoritos.



Toulouse-Lautrec (1864-1901)

Vocação terrorista



Disse à mãe que ia para a Síria, como jihadista. Ela tentou impedi-lo. Então ele a estrangulou com uma corda.