quarta-feira, 24 de março de 2021

Sorvete ao cair da tarde

Galeria de Família 


Forest Hill, Londres, 1987

Harmonia em vermelho

Meus quadros favoritos 


Henri Matisse (1908)


O motivo central da pintura é simples: o interior de uma sala onde uma mulher põe a mesa. A execução, no entanto, é complexa o bastante para atordoar o expectador.

            Antes de identificar o ambiente e os elementos que compõem o quadro, grita aos olhos a cor vermelha. O vermelho do papel de parede tem continuidade com a toalha da mesa, separados por uma fina linha horizontal que delimita os dois planos, embora à primeira vista se trate de um único plano. O efeito é espetacular! 

            Os ornamentos em azul presentes na tolha são os mesmos encontrados na parede, o que acentua o efeito que acabo de descrever. Frutas e outros objetos sobre a mesa ganham destaque com o amarelo. Em toda a pintura predominam as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. 

            Palpite de amador: os ornamentos da parede e toalha parecem refletir a influência da arte japonesa, bem ao gosto de Matisse e van Gogh; a cadeira à esquerda, abaixo da janela, é semelhante a uma outra muito famosa, presente no “Quarto em Arles”, do holandês; homenagem ao mestre? 

            A mulher veste preto & branco, forma bastante criativa para diferenciá-la dos objetos inanimados.

            Não satisfeito com o espetáculo – o artista podia parar por aqui, e já teríamos uma grande obra – Matisse acrescenta uma janela onde predomina o verde. Sobre o verde, pontos amarelos como os que estão sobre a mesa. Ao fundo, uma casa. Mania de ex-psicanalista: Matisse dizendo: – Aqui estou eu!

            A Harmonia em Vermelho também conhecida como Toalha de Mesa, Mesa Posta, Quarto Vermelho e A Mesa de Jantar, em estilo fovista, é considerada por muitos críticos a obra prima de Matisse.  Encontra-se exporta no Hermitage, em São Petersburgo.

Chama o VAR

Charge do dia 


Kleber (Correio Brasiliense)

Sem título

Política sem palavras


Foto: Adriano Machado / Reuters