terça-feira, 21 de agosto de 2018

Miséria


Com as mãos em garra, sequela da lepra, foi perguntado onde morava. Respondeu:
– Naquela manilha que desemboca no Ribeirão das Mortes.

Filme de terror


Ao saber que o filho de 7 anos havia sido abusado, tomou do 38 e, em plena missa, desfechou 6 tiros no padre.

4 presentes de aniversário (microcontos)


I

Perguntou à filha de 4 anos o que ela queria de presente de aniversário.
– Um tablet novo.


II

Perguntou à filha de 8 anos o que ela queria de presente de aniversário.
– Um tablet novo.


III

Perguntou à filha de 12 anos o que ela queria de presente de aniversário.
– Um tablet novo.


IV

Nada mais perguntou.

Dez chamamentos ao amigo 3

III

Se refazer o tempo, a mim, me fosse dado
Faria do meu rosto de parábola
Rede de mel, ofício de magia

E naquela encantada livraria
Onde os raros amigos me sorriam
Onde a meus olhos eras torre e trigo

Meu todo corajoso de Poesia
Te tomava. Aventurança, amigo,
Tão extremada e larga

E amavio contente o amor teria sido.

Hilda Hilst
Júbilo, memória, noviciado da paixão
In Da poesia, Hilda Hilst, Comp. das Letras, 2017

Saint-Michel et Notre-Dame

Meus quadros favoritos


Maximilien Luce


Foto: AVianna, Paris, 2016.

Fotoabstração N. 49





Foto: AVianna, maio 2016.

Sunset

Meus quadros favoritos


Joseph Arthur Palisser Severn

Aquarela! (1887)

Abusos na Pensilvânia: alguma repercussão

Há poucos dias este blog reclamou da pouca ou nenhuma repercussão resultante da denúncia de abusos sexuais na Pensilvânia, Estados Unidos, incluindo uma resposta satisfatória do Vaticano. (http://loucoporcachorros.blogspot.com/2018/08/padres-predadores-da-pensilvania.html)
       A resposta através de carta pontificial veio ontem; se satisfatória, é uma outra questão. (Este blog também se manifestou sobre isso: (http://loucoporcachorros.blogspot.com/2018/08/ainda-os-abusos-da-pensilvania.html)
       Hoje surge artigo na Folha de S. Paulo (21.ago.2018), assinado por Mariliz Pereira Jorge, à altura que o escândalo merece, a começar pelo estrondoso título: Por onde anda Deus quando um padre estupra uma criança?
       Afirma Mariliz: “O relato dos casos é de embrulhar o estômago dos mais fortes. Na Argentina, o caso mais estarrecedor é de estupro e espancamento de crianças surdas, cometidos por padres nas cidades de La Plata e Mendoza. Na Austrália, perto de 4.500 denúncias foram feitasàs autoridades eclesiásticas e uma investigação descobriu que 7% dos sacerdotes foram acusados de abuso contra menores. O Ministério Público brasileiro investiga casos denunciados na Paraíba. Tudo em sigilo.” 
       Há uma nova e estarrecedora informação, a de que 
no caso da Pensilvânia o Vaticano sabia de algumas ocorrências desde a década de 1960. Desde então, “padres, bispos, cardeais eram afastados das paróquias e, pasme, transferidos para outras onde cometiam de novo, de novo e de novo monstruosidades contra indefesos. Eram promovidos ou, no máximo, transferidos para Roma, numa aposentadoria compulsória, como essas que acontecem quando gente do Judiciário brasileiro faz merda”, enfatiza Mariliz.
Mariliz bate forte: “Nem Francisco se salva dessa lama em que a Igreja Católica afunda a cada dia. Apesar de ter pedido tolerância zero, teve uma das atitudes que mostram a serviço de quem ele está ao pedir provas das vítimas chilenas, quando esteve no país no ano passado, e foi cobrado por causa dos escândalos envolvendo um padre e um bispo. Não foi o único caso em que se colocou ao lado dos agressores.”
Mariliz demonstra a mesma revolta deste blogueiro diante desses crimes que permanecem e permanecerão impunes; diz ela, “cadê a indignação, a gritaria e os protestos contra essas atrocidades? Tão importante quanto, por onde anda Deus na hora em que um padre estupra uma criança de seis anos?”