sexta-feira, 6 de maio de 2016

O poder das cartas



Uma certa atividade que parecia morta e bem enterrada, para tristeza de uns poucos, dentre eles este Louco, ressuscita, numa bela experiência realizada pelo Colégio Santa Amália, na Saúde, SP. É a troca de cartas entre crianças e idosos, afirma Jairo Marques, em reportagem para a Folha de S. Paulo (6/5/2016), o que gerou amizade entre diferentes gerações.
Dezenove idosos residentes em Pinheiros receberam e enviaram missivas para 19 alunos de 7 a 9 anos do colégio Santa Amália, durante um período de dois meses. Esta é uma iniciativa inédita, que por meio de cartinhas escritas à mão, compartilha experiências e afeto entre as gerações.
Afirma Rosa Yuka Sato Chubaci, do curso de gerontologia da USP: "O idoso tem um ganho de autoestima ao transmitir conhecimento, tem uma oportunidade de criar uma relação nova com alguém de uma geração diferente".
Para Adriane Ideta, coordenadora na escola, “as crianças tanto puderam praticar um gênero textual com o qual não tinham familiaridade como tiveram a chance de obter mais informações sobre a velhice, suas necessidades e suas vontades.”
Como não estava no plano o encontro entre os grupos, os alunos usaram pseudônimos, mas a ansiedade das duplas foi tão grande que uma grande festa no Lar Sant'ana, onde residem os idosos, “selou as amizades à base de abraços, beijos e lágrimas”.
Jairo Marques destaca que, “mesmo depois do fim do projeto, com 120 cartas, algumas duplas resolveram seguir ativas na troca de mensagens, que continuam a ser escritas sem auxílio de tecnologia. Nessa nova fase de amizade, há também envio de presentes e visitas aos idosos.”
Belíssima iniciativa, em todos os sentidos. O processo dispensa tecnologia, utiliza-se do que há de mais simples e portanto mais eficiente, carrega uma boa dose de afetividade, o que há de aproximar as pessoas. Além do que meninos e meninas podem tomar gosto pela escrita.


Foto: Diego Padgurshi / Folhapress