sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Voto e Escolaridade

 

Acabo de ler no Twitter resultado de pesquisa eleitoral segundo a escolaridade, elaborado por Jairo Nicolau, com dados da Pesquisa Genial-Quaest. 

 

Para mim, alguns dados são estarrecedores, e não posso me omitir diante deles. Mas pertence ao leitor, é claro, a interpretação de cada um. 

 


 

#  Não posso confirmar a idoneidade da pesquisa.

#  Só a presença do Datena já me parece um fato grave. Ele permanece em terceiro lugar nos 3 primeiros grupos e cai apenas no grupo superior-completo. 

#  Ciro perde para Datena nos 3 primeiros grupos e vence apenas no superior-completo! Isso é incrível ou seria o esperado?

#  Bolsonaro vence Lula no grupo superior-completo!!! Não consigo decifrar este enigma.

#  Ao contrário, Lula vence entre os menos escolarizados e perde no superior-completo. Resultado esperado.

#  Isso é apenas uma pesquisa, ainda muito longe das eleições.

 

Ao final, para mim, resta a pergunta paradoxal: a Escolaridade é mesmo um fator importante para o voto mais consciente e melhor para o país?

 

 

Sininho





Abutilon pictum (flor-de-sino, lanterninha, sininho) é espécie nativa da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

 

Abutilon é um gênero botânico pertencente à família Malvaceae, que agrupa cerca de 150 espécies. O gênero engloba plantas anuais, plantas perenes, arbustos, e árvores de 1 até 10 metros, aproximadamente, que podem ser encontradas em áreas tropicais e subtropicais de todos os continentes. 

As suas flores têm cinco pétalas que podem ser de cor vermelha, cor-de-rosa, laranja, amarela ou branca, comumente chamadas de brinco-de-princesa. Alguns representantes arbustivos fornecem fibras têxteis.”

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abutilon




Foto: AVianna, out 2021, jardim.

iPhone 11

Atuação de gala

A Seleção contra o Uruguai 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

 

Estava certo de que não voltaria a escrever sobre a Seleção Brasileira, diante do fiasco das últimas apresentações nessas eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. Porém, “futebol não tem lógica”, jargão que aprendi ainda criança, levado pela mão de meu pai aos jogos da Esportiva de Guaratinguetá, em companhia de meu querido irmão Paulo.

            O jogo contra a Seleção do Uruguai na noite de ontem, na Arena da Amazônia, foi a confirmação do citado lema. O adversário, que não se encontra na melhor forma técnica, possui garra e fez história na Copa de 50. Faz tempo, é verdade, e sua famosa dupla de ataque, Cavani e Suárez, já deveria estar aposentada.

            Para a alegria do torcedor brasileiro, a Seleção brilhou, revelando criatividade, vontade de vencer e a agressividade necessária, o que há muito não se via. 

A defesa vem jogando bem, é verdade, e ontem não destoou. As novidades ocorreram no meio de campo e ataque. Fred mostrou ótima participação ofensiva. Fabinho foi seguro nos desarmes. Raphinha, o grande destaque do jogo, primeira vez em campo desde o início, em companhia de Paquetá, desequilibraram, ambos jogando abertos pelas pontas.

O primeiro tempo terminou com o placar de 2 a 0, gols de Neymar e Raphinha (assim mesmo, com ph), mas tivemos quatro ou cinco gols perdidos, com ótimas defesas de Muslera. Gabriel Jesus precisa acertar o último chute, ou perderá a posição de titular, se já não perdeu.

No segundo tempo, as substituições feitas por Tite diminuíram o brilho do time; entraram Antony, com boa atuação, Gabigol, autor do quarto gol, Everton Ribeiro, Douglas Luiz e Edenilson. Antes de sair, Raphinha marcou o gol mais bonito do jogo, gol de craque! (Em tempo: é prudente, por ora, não incensar demais este jogador, sob risco de encerrar precocemente uma carreira promissora.)

Para mim, a maior surpresa da partida foi a atuação de Neymar, que vinha jogando muito mal, errando TODOS os passes – as jogadas de ataque terminavam sempre em seus pés –, verdadeiramente irritante. Ontem ele buscou jogo desde o início, se deslocou por todo o campo, driblou, acertou a maioria dos passes, fez tabelas e algumas das firulas de sempre, além do belíssimo primeiro gol do jogo, seu 70º pela Seleção. Foi decisivo para a vitória.

Em noite de gala, o placar de 4 a 1 saiu barato para os uruguaios!

Em novembro o Brasil joga contra a Colômbia e Argentina, mas está praticamente classificado para a Copa do Catar. Bem, lá, a história será outra...

 

Duchamp, Weiwei... e Banksy


Obra de Banksy parcialmente triturada leiloada na Sotheby's

Foto: Haydon Perrior/Sotheby's/AP

 

Em outubro de 2018 este blogueiro postou notícia de certa obra de Banksy picotada em pleno leilão, para grande espanto dos presentes e de todo o mundo das artes. “A mulher (anônima) que adquiriu a tela por mais de um milhão de euros (4,37 milhões de reais) manteve a decisão de ficar com ela, apesar de semi-destruída. Afirmou ela: “Depois do susto inicial, comecei a perceber aos poucos que tinha nas mãos uma peça da história da arte”.

            Opinião deste blogueiro, expressa no dia seguinte ao leilão: “A pintura picotada ainda vai parar em um grande museu do mundo, tal qual o urinol de Marcel Duchamp! Ela representa um momento único na História da Arte.” 

https://loucoporcachorros.blogspot.com/2018/10/banksy-vota-cena.html

            Houve quem discordasse.

            

Notícia de hoje (Agência Reuters/Estadão, 15 out 2021):

 

“Quadro de Banksy, destruído pela metade por um triturador escondido em sua moldura ao ser vendido, foi arrematado por US$ 25,4 milhões, ao ser leiloado novamente no mesmo estabelecimento em Londres nessa quinta-feira, 14 (valor três vezes maior do que era estimado e um recorde em leilões para o artista).

“Algumas pessoas acham que o quadro não foi realmente triturado. Ele foi. Outras acreditam que a casa de leilões sabia, mas eles não sabiam”, escreveu o artista de rua, cuja identidade é mantida em segredo, em sua conta no Instagram em 2018.” 

 

            E a reportagem conclui:

“A Sotheby's disse que a obra se enquadra em uma história ilustre de antiarte, incluindo a submissão anônima da Fonte de Marcel Duchamp, um urinol de porcelana remontado em um pedestal em 1917, e o artista chinês Ai Weiwei, que se fotografou no momento em que intencionalmente derrubava uma suposta urna da Dinastia Han.”

 

Em matéria de Arte, como na vida, é preciso dar tempo ao tempo. 

 

https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,quadro-de-banksy-parcialmente-triturado-e-vendido-por-us-25-4-milhoes-em-leilao,70003868965

 

Anti-ciência

Charge do dia


 Amarildo