sexta-feira, 17 de abril de 2020

Biblioteca familiar

Frase do dia

"É incompreensível que se negligencie uma biblioteca familiar nos dias em que vivemos."

Mr. Darcy

In Orgulho e preconceito, Jane Austen, L&PM, 2013.

Em Lorena

Galeria de Família



Em visita a nossa irmã Maria Helena, moradora de Petrópolis, uma parada obrigatória em Lorena, para encontrar-me com meu irmão.
          Então ocorreu o ótimo almoço, em companhia das sobrinhas Nara e Flora, criaturas encantadoras. Paulo, muito alegre na foto.
          Tudo tão bom que fiquei boquiaberto...

The Shoemaker's Corner

Meus quadros favoritos


Jamie Heiden

The streets of Gamla Stan, Stockholm, Suécia. As imagens são todas baseadas em fotografias tiradas pela autora.

Morre Garcia-Roza

  
Luiz Alfredo Garcia-Roza em 2016, em Copacabana,
bairro onde se passa a maioria de seus livros
Foto: Leo Martins / Agência O Globo


Morre, aos 84 anos, o mestre da literatura policial Luiz Alfredo Garcia-Roza, que popularizou o personagem do detetive Espinosa (O Globo, 16/04/2020).
         Garcia-Roza foi professor de Psicologia e Psicanálise, tendo deixado importantíssima literatura sobre estas especialidades. Um intelectual, humanista, tarde na vida, já com 60 anos de idade, resolveu escrever ficção, gesto de coragem, liberdade de pensamento e independência intelectual, fazendo enorme sucesso. (A certa altura ele afirmou que se cansou da academia.) O silêncio da chuva ganhou o Jabuti, na categoria romance. 
Garcia-Roza escreveu 12 romances, todos pela Companhia das Letras. Alguns dos mais conhecidos são  "Achados e perdidos" (1998), "Uma janela em Copacabana" (2001), "Espinosa sem saída" (2006),  "Céu de origamis" (2009), "Um lugar perigoso" (2014).
Seus romances desencadearam grande popularidade de Espinosa: detetive culto, leitor compulsivo, metódico ao extremo – quem não se lembra dos livros empilhados na parede da sala? – sempre perambulando pelas ruas de Copacabana. 
Eu e minha filha Cecília nos tornamos fãs de Espinosa, e hoje choramos a morte de seu criador. 



No banheiro...



Banksy faz arte no banheiro de casa 
durante o confinamento
Foto: Reprodução Instagram


Da Redação de O Estado de S. Paulo (17 abr 2020).

Banksy, o misterioso artista de rua britânico, está confinado em casa por causa do coronavírus. Ele usou seu próprio banheiro para postar a foto de sua arte no Instagram com a seguinte frase: 

"Minha mulher odeia quando trabalho em casa". 

A frase é boa, mas penso que cabe a pergunta: É isso Arte?

“A identidade de Banksy continua um segredo. Acredita-se que ele viva em Bristol. Suas obras são vistas em diversos locais do Reino Unido, mas também em outros países. Algumas das obras de Banksy são vendidas em leilão e um de seus quadros arrecadou US$ 12 milhões em outubro - um recorde para um artista de rua.”




Jovem iluminado

A foto do dia



Foto vencedora do World Press Photo simboliza esperança, disse júri da premiação
Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP


Foto de um jovem iluminado por luzes de celular enquanto declama uma poesia em meio a uma multidão de manifestantes no Sudão ganhou o prestigiado prêmio World Press Photo 2020 na quinta-feira, 16.