quarta-feira, 12 de setembro de 2012

COMO É QUE EU DEVO FAZER UM MURO NO FUNDO DA MINHA CASA


   A frase que empresta título a esta crônica é de Arthur Bispo do Rosário, e permanece inscrita na face lateral de pequena caixa de madeira, de aproximadamente 30 cm de comprimento por 3 ou 4 cm de largura, preenchida por cimento e encimada por uma fieira de cacos de vidro, ao todo 26 pequenos cacos de vidro.

   Trata-se de uma maquete, portanto; da representação em escala reduzida de uma obra a ser construída. E para que isso fique bem claro, o autor reafirma sua ideia utilizando-se de palavras. Mais do que a orientação espacial para um determinado projeto (esta a finalidade da maquete), a frase que ele faz questão de escrever soa como se fosse uma ordem: “como é que eu devo fazer”.

   Mas apenas a ideia/ordem não é suficiente para aquele que pensa, que imagina, que fantasia, enfim, que cria, pois ele precisa de uma representação concreta, ele precisa de um objeto que dê forma a sua ideia, mesmo que construído em escala reduzida, para exprimir aquilo que pensa. Ele deseja ser compreendido.

   De que casa estava a falar Arthur Bispo do Rosário, quando, antes mesmo da própria casa, erigiu o muro? Na época, ele residia na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, cujos limites geográficos, segundo a biógrafa Luciana Hidalgo, “encampava uma área de sete milhões de metros quadrados nos arredores do Maciço da Pedra Branca”. Difícil imaginar que Bispo planejasse murar tão vastíssima área, a despeito de seus delírios. Mais fácil supor que a ameaça, diante da qual ele precisava levantar muro coberto com cacos de vidro, fosse de outra ordem, da ordem do psíquico.

   Ainda mais interessante de se supor é que, a forma encontrada pelo autor para lidar com o que supomos fosse uma ameaça, seja a manifestação artística, a construção do pequeno muro de cacos de vidro, reforçado em seu alicerce pelas palavras “como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”.

   Hoje, quando se procura definir Arthur Bispo do Rosário, tarefa sem dúvida difícil, diz-se que se trata de um artista, antes de rotulá-lo como doente mental. A força da Arte, e consequentemente daquele que cria, prepondera sobre qualquer outra circunstância. Questões acerca Do que é Arte ?, Das funções da Arte, Das relações entre Arte e Loucura, são pertinentes e inevitáveis ao nos depararmos com a produção de Arthur Bispo do Rosário. 

   No entanto, nada disso importa àquele que se surpreende com uma pequena caixa de madeira de 30 x 4 cm, preenchida por cimento e recoberta por cacos de vidro, com a inscrição “como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, e que se emociona com esta indiscutível pequena grande obra de arte.

   E o artista, então, logrou comunicar-se.