sábado, 26 de junho de 2021

Solitude

 

Primeiro, foi a necessidade imposta pela pandemia. Depois veio o prazer de estar só.


Jade

As fotos do dia




 

Uma pétala da jade


Suíte brasileira de André Mehmari

 


 


 

Merece toda a nossa admiração o álbum intitulado AM 60 AM 40, lançado pelo Selo Sesc em 2017, apresentando dois virtuoses nossos compatriotas, o violoncelista Antonio Meneses e o pianista André Mehmari. 

O título do CD faz referência aos 60 anos de Meneses e aos 40 anos de Mehmari. O primeiro nasceu no Recife e foi criado no Rio de Janeiro; o segundo é pianista, compositor, arranjador e produtor musical, nascido em Niterói e criado em Ribeirão Preto. 

O álbum, produzido pelo pianista, traz peças de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) e do argentino Astor Piazzolla (1921 – 1992). Inclui ainda a parceria de Antonio Carlos Jobim com Vinicius de Moraes.

O ponto alto de AM 60 AM 40 é a Suíte brasileira para Violoncelo e piano, música de altíssima qualidade, composta por André Mehmari. Ela é composta por cinco movimentos, cujos títulos se referem aos ritmos empregados; são eles Prelúdio, Choro-canção, Frevo, Valsa e Baião, aproveitando-se da riqueza da música brasileira. 

Ouso dizer que temos entre nós um outro gênio da música, ainda desconhecido da maioria do povo brasileiro, gente ocupada em ouvir sertanejo universitário, funk, etc. Ele se chama André Mehmari!


Homem Dragão





A descoberta do crânio do ‘homem dragão’ pode adicionar espécie à árvore genealógica da humanidade. Esta é a manchete do artigo de Carl Zimmer, para The New York Times (26 jun 2021), com tradução de Augusto Calil.

“Cientistas anunciaram nesta sexta-feira, 25, que um grande crânio fossilizado de pelo menos 140 mil anos pertence a uma espécie humana ancestral desconhecida anteriormente, uma descoberta com capacidade de transformar a visão científica a respeito de como - e mesmo onde - nossa espécie, Homo sapiens, evoluiu. 

O crânio é de um hominídeo adulto, que tinha um cérebro enorme, testa proeminente, olhos profundos e um nariz bulboso. O fóssil ficou escondido em um poço abandonado por 85 anos, após um operário encontrá-lo em uma construção na China.” 

“Os pesquisadores batizaram a nova espécie como Homo longi e lhe deram o apelido de "Homem Dragão", em homenagem à região do Rio do Dragão, no noroeste da China, onde o crânio foi descoberto.”  

É possível que o Homo longi seja a espécie humana mais próxima à nossa, e não os neandertais, como se pensava até agora. Vários especialistas discordaram desta hipótese.

"É lindo", afirmou John Hawks, paleoantropólogo da Universidade de Wisconsin-Madison. "É muito raro encontrar um fóssil como esse, com a face em boas condições. A gente sonha em encontrar algo assim." 

“O crânio do Homo longi parece de um adulto de porte grande. Suas bochechas eram achatadas e sua boca, larga. A mandíbula inferior está faltando, mas com base no aspecto da mandíbula superior do Homem Dragão e de outros crânios humanos fossilizados os pesquisadores inferiram que ele tinha pouco queixo. Os cientistas afirmam que o cérebro dele era aproximadamente 7% maior do que o cérebro dos humanos atuais.” 

            E as descobertas que reafirmam a Evolução das Espécies prosseguem!

 

 

https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,a-descoberta-do-cranio-do-homem-dragao-pode-adicionar-especie-a-arvore-genealogica-da-humanidade,70003759800