quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Louco por ovo frito



                Gosto tanto de ovo frito que este blog bem que poderia chamar-se Loucoporovofrito!
            Pois não é que encontro na galeria de fotos do Estadão de hoje essa instalação a céu aberto em Santiago, no Chile! São dez ovos fritos esparramados por uma larga calçada, sendo que, de um deles só se vê a clara. As gemas são de um amarelo vivo, as claras branquinhas, hiper-realismo puro.
A instalação é de dar água na boca!
Estou sempre pedindo à Dalva, primorosa cozinheira daqui de casa, que me faça dois ovos fritos; isso mesmo, ovo frito só como de dois, aos pares. Ela pergunta:
– O senhor quer com gema mole ou dura?
Eu respondo sempre a mesma resposta:
– Ovo frito eu gosto com gema mole, gema dura, clara bem passada, clara mal passada, clara esturricada, ovo frito de um lado só, frito dos dois lados, do jeito que vier eu traço. De acompanhamento, pode ser arroz branco, só isso. Mas combina também com linguiça frita e salada de tomates com cebola crua cortada fininha.
Se você, caro leitor, estiver de ressaca, ou sofrendo de fundura no estômago por qualquer outra razão, experimente arroz com ovo frito. É batata!
Diga-se de passagem, para quem não conhece, esta expressão “é batata” é de autoria de Nelson Rodrigues. Pois o sanduiche de pão com ovo, cuja gema escorria pelo canto da boca, na infância precária de Nelson tornou-se antológico.
Acho que vou comer ovo frito – um par – hoje no almoço!


Foto: Pablo Sanhueza / Reuters