sábado, 21 de outubro de 2017


Luiz Munhoz / Folhapress


Volto ao amor pelos dicionários.
            Depois da postagem Amor ao dicionário, (http://loucoporcachorros.blogspot.com.br/2017/10/amor-ao-dicionario.html)
encontro na Folha de S. Paulo (21/10/2017) declaração de Elizabeth Roudinesco, 73, que não posso deixar de registrar.
            A reportagem é de Betty Milan, que entrevista a psicanalista, historiadora e escritora francesa a propósito do lançamento do Dicionário Amoroso de Psicanálise (sem previsão de lançamento no Brasil).
            O "dicionário amoroso" trata de diferentes temas, “para mostrar como a psicanálise se nutriu de literatura, cinema, teatro, viagem e mitologia para se tornar uma cultura universal”. Roudinesco se debruçou sobre livros e textos como A Consciência de Zeno (um dos melhores livros que já li), O Segundo Sexo; sobre figuras como Sherlock Holmes e Marilyn Monroe; sobre cidades e a relação com a psicanálise, como Nova York, Buenos Aires, Rio.
            A entrevistadora pergunta:

Folha - É seu segundo dicionário. A sra. parece gostar deles.

Elisabeth Roudinesco - Gosto muito da forma do dicionário, das listas. Minha primeira leitura foi o dicionário porque meu pai era um devorador de dicionários. Há diferentes tipos de dicionário, os da língua, as enciclopédias. Também gosto muito da internet.

            Aqueles que apontaram minha neurose pela tara por dicionários na citada postagem, agora devem incluir Roudinesco no mesmo saco.
            Interessante que a grande intelectual francesa cita ainda sua predileção pelas listas. A literatura está repleta delas, as listas, incluindo autores como Umberto Eco. O tema já esteve presente neste blog. (http://loucoporcachorros.blogspot.com.br/search/label/Listas)
            Parece que para essas pessoas há uma necessidade de ordenamento; ordem, não no sentido moral (a Ordem e Progresso da bandeira), mas no sentido de sequência, da continuidade, não sei se posso afirmar no sentido matemático: 1, 2, 3... Não tenho opinião formada sobre o assunto.
            Talvez listar coisas ou palavras transmita alguma tranquilidade, alguma paz. Como as listas geralmente são formuladas por escrito, eu as incluo no rol da Escrita Terapêutica.
            Listar acalma!

Peixes de água doce:

Tucunaré
Dourado
Surubim
Abotoado
Acará
Barbado
Bicudo
Dourada
Lambari
Mandi
Matrinxã
Pacu
Pintado
...

            Enfim, cada doido com sua mania: Eco, Roudinesco, Sérgio Rodrigues, eu e tantos outros, adeptos da Escrita Terapêutica, mesmo que não tenham consciência de que, o que fazem ao escrever, é terapia.