terça-feira, 8 de março de 2016

Pensei que fosse só comigo


Pensei que fosse só comigo! Que nada, o reputado romancista, cronista, articulista da Folha, J.P.Cuenca, registrou hoje (8/3/2016), quatro dias após os acontecimentos, corajosamente:

“Na sexta-feira passada, durante um almoço com dois amigos, conversávamos sobre o terremoto político e os desdobramentos daquela manhã quando me surpreendi falando baixo, preocupado com quem estava na mesa ao lado. Tempos estranhos estes quando os lacerdas pululam e qualquer mesa ganha ares de conspiração.”

            Também eu, naquela mesma sexta-feira, preparava-me para saborear a ótima comida de um botequim famoso de Brasília, quando, empolgado com os últimos acontecimentos – tantos! – sussurrei para a Bela:

– Melhor a gente falar mais baixo! Não se sabe para quem torce esse pessoal da mesa ao lado.

            De fato, tempos estranhos esses. De repente, o país tem apenas dois partidos, dois lados, duas torcidas, duas religiões. Que não se misturam, que não conversam, que não se toleram, que se agridem, que estão certos de serem os donos da verdade.
            Belo exemplo de pensamento religioso: Eu estou com a verdade, você não. Esta a origem do fundamentalismo religioso, que tem perdurado por milênios, cujo Estado Islâmico constitui o mais estridente exemplo da atualidade. O que se convencionou chamar de pensamento religioso não diz respeito apenas às religiões; ao contrário, aplica-se como uma luva ao atual momento político do Brasil, em que as pessoas recusam-se a pensar, apenas são contra ou a favor porque são, e pronto, está acabado!
            Voltemos ao botequim. Quem estaria sentado na mesa ao lado? A pergunta denota belo exemplo de desconfiança: amigo ou inimigo? Melhor não arriscar.
            O que não percebemos é que tal atitude torna a vida muito mais difícil: atacar, defender-se ou fugir? E, afinal, ninguém está com a verdade absoluta.
            Melhor conversar.




Dois coelhos no Dia Internacional da Mulher



No Dia Internacional da Mulher, a L'Oréal Paris escolhe a cearense Valentina Sampaio, modelo transexual, como homenagem a todas as mulheres.
A reportagem é de Talita Duvanel, para O Globo (08/03/2016). Segundo ela, a escolha “visa a mostrar que ser mulher é muito mais que um anotação na carteira de identidade.”
Duvanel prossegue: “A modelo cearense, que desde pequena se sentia uma menina no jeito de andar, vestir e pensar, hoje conseguiu ser reconhecida como a mulher que ela sempre foi. E nada mais importante nesse dia do que todas as mulheres se reconhecerem em suas formas e se orgulharem do que são.”
         Com a escolha, a L'Oréal mata dois coelhos com uma só cajadada...


Foto: Paulo Vainer

Martírio

A foto do dia.


Na fronteira entre a Macedônia e a Grécia.

Foto: Dimitar Dilkoff / AFP

chuvas de março

Para a Ciça.




as gotas da chuva
na manhã fria de março
enfeitam as flores

Foto: A.Vianna, mar 2016, jardim.