quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Scarlett Johansson

A foto do dia.


Scarlett rouba a cena...

D de Dispersar


“Nenhum homem é uma ilha”, afirmou John Donne no séc. XVII.
           
“Todo homem é uma ilha”, retrucou José Saramago no séc. XX.

Digo que cada palavra é uma ilha, e seu sentido decorre do mar em que flutua.

Tomemos a palavra DISPERSAR, verbo com múltiplos significados e analogias:

desabelhar, desbaratar, debandar, derramar, alastrar, espraiar, distanciar, separar, defluir, descentralizar, vagar, espalhar, disseminar, desmembrar, grassar, arramar, repartir, circunfundir, circunfluir, propagar, invadir, infestar, inçar, contagiar, pegar, desdobrar, desenvolver-se, lavrar, infiltrar-se, irradiar; pôr em fuga/em debandada, esquadrilhar, desenxamear, desarregimentar, licenciar, dissolver, pulverizar, semear, sementar, difundir, desconcentrar, desacumular, desacavalar, desmontar, desarmar, espargir, esparzir, atirar aos ventos, impelir para diferentes partes, borrifar, salpicar, desgarrar-se, extraviar-se.

São sinônimos, analogias, similitudes, porém cada palavra guarda sua feição particular, única, inconfundível, tal qual uma ilha. A depender do mar:

DISPERSAR, é o que fazem as Escolas de Samba quando chegam ao final do desfile, carros alegóricos vão para terrenos baldios, os sambistas conversam sobre o desempenho da Escola, avaliam as chances de ganhar o campeonato, uns choram, outros riem, algumas fantasias são guardadas para o próximo Carnaval, outras vão para o lixo, as crianças para a cama, os adultos todos tomam suas biritas e cantam cantam cantam o samba-enredo.

DISPERSAR, é o que fazem os manifestantes mascarados quando a polícia chega e baixa o pau, espirra gás de pimenta, explode bomba de efeito moral, atira gás lacrimogêneo, desfere tiros com balas de borracha e balas de verdade, cada um por si e deus por todos, correria geral, alguns vão para casa, outros para o pronto-socorro, um número menor para a delegacia, talvez reúnam-se horas depois para a avaliação dos resultados e traçar novas estratégias e, quem sabe, tomar suas biritas.

Uma coisa é dispersar em mar de alegria e felicidade, outra é dispersar em mar de violência e sangue. O mar dá sentido à palavra. Como o outro dá sentido à ilha que somos.


Um bom negócio


Ao Ofir.

– Papai, titia nos convidou para a festa de aniversário. Vamos?
– Não, mas você pode trazer a minha parte em dinheiro.