segunda-feira, 2 de maio de 2022

Ato falho

Charge do dia 


Amarildo

O ateliê vermelho



O MoMA, de Nova York, reuniu pela primeira vez a maioria das obras que aparecem no Ateliê Vermelho, quadro de Matisse: seis pinturas, duas esculturas, uma peça de argila e um prato de cerâmica (AFP, Redação, 29 abr 2022). Ou seja, uma exposição a partir de um único quadro. 

Todas as obras foram feitas por Matisse entre 1898 - quando tinha 28 anos e acabara de concluir a Escola de Belas Artes de Paris - e 1911, quando o magnata e colecionador russo Serguei Shchukin fez uma encomenda a ele.



Das dez obras expostas, duas são propriedade do MoMA, entre elas o próprio Ateliê Vermelho, três da Galeria Nacional da Dinamarca e as outras foram emprestadas por outros museus e colecionadores privados.




De todas as obras que o artista apresenta no Ateliê Vermelho, falta o grande nu com fundo rosa. Matisse pediu que o destruíssem após sua morte. 

 



Para a composição de O Ateliê Vermelho, Matisse usou como modelo seu próprio ateliê – anteriormente branco – situado em Issy-les-Moulineaux, subúrbio de Paris. Uma grande área de cor vermelha contém a arquitetura e a mobília do ambiente, demarcadas por finas linhas, ou arranhaduras na superfície vermelha. Ele achava que o vermelho seria capaz de suprimir a ilusão de espaço. 

Na pintura são apresentados quadros, cerâmicas e pequenas esculturas feitas pelo artista. No meio da parede frontal encontra-se um relógio circular – eixo central da composição – sem os ponteiros, como se o tempo ali não importasse. 

 

 

https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,a-nova-vida-do-atelie-vermelho-de-matisse-no-moma-de-nova-york,70004052170