sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Edição comemorativa de Raízes do Brasil



            É preciso festejar o lançamento da edição crítica e comemorativa dos 80 anos de Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda!
            A Companhia das Letras caprichou na edição: capa dura, revestida de tecido, com a reprodução do Abaporu, de Tarsila do Amaral, projeto gráfico de Victor Burton.
            Modificações importantes foram feitas por Sérgio Buarque entre a primeira e a última edição da obra, e a presente edição realiza verdadeira arqueologia desta evolução.
Nove especialistas fazem posfácios originais, o que enriquece o livro.
(Há muitos anos, ao iniciar a orientação de uma tese de doutorado em Cirurgia, na Universidade de Brasília, informei ao candidato que eu fazia apenas uma exigência, a de que ele lesse, para começar, Raízes do Brasil.)
O livro de Sérgio Buarque de Holanda nos ensina, antes de tudo, o que é o método científico de pesquisa, os fundamentos da análise, e por fim, como escrever bem, com erudição, clareza e arte. Trata-se também de um grande escritor.
Ao final do volume, é emocionante ver fac-símiles de edições anteriores, páginas amarelecidas anotadas pelo autor, rabiscadas, com adendos em fragmentos colados nas margens das páginas, com as indicações de onde o novo texto deveria ser enxertado. Uma trabalheira danada, reeditar um livro naquela época.