segunda-feira, 9 de novembro de 2015

aldravia n. 10

A foto do dia

da série anavilhanas


nascente
nas
anavilhanas
mágica
da
natureza

Foto: A.Vianna, set 2015.

007 e Antonio Vivaldi

O diretor, ou o responsável pela trilha sonora de um filme, às vezes encontram a música perfeita para um determinado momento, quase sempre dramático, e as imagens são então amplificadas exponencialmente pela música. Quase sempre a voz humana está presente, por razões óbvias.
            Pois tornou a acontecer no último 007, Spectre, com direção de Sam Mendes e música de Thomas Newman.
            Logo no início do filme, depois das cenas do funeral de um bandidão, a viúva – a belíssima Monica Bellucci – entra em casa, certa de que está prestes a morrer, e é salva pelo nosso herói. O fundo musical surpreende o expectador, exatamente por sua dramaticidade.
            Trata-se do quarto movimento da peça Nisi Dominus, RV 608, de Antonio Vivaldi (1678-1741). O Largo tem início com as palavras Cum dederit delectis suis somnum.
            Vale a ida ao cinema! O filme? Ah!, o filme é um 007.

Ouça aqui, na ótima interpretação de Andreas Scholl, o quarto movimento:


Se deseja ouvir a peça completa, composta de nove movimentos (19 minutos), ouça a interpretação de Philippe Jaroussky:





Ad nauseam

   

Crash, Thomas Leroy (2009)
      

  

                  No meio da manhã ensolarada de domingo, terminada a leitura dos jornais, a sensação é de náusea.
            Ao mesmo tempo que a mídia precisa manter o país informado – sua função primordial – a repetição ad nauseam dos fatos ligados à crise política atual acarreta a banalização do conceito de corrupção.
            Mentiras grosseiras grotescas abomináveis são repetidas ad nauseam, aparentemente com o intuito de tentar transformar mentiras em verdades.
Não roubei não roubei não roubei não roubei não roubei não roubei... ad nauseam... (A fotografia do documento, estampada ao lado da declaração mentirosa, revela a verdade.)
A frase atribuída ao nazista Goebbels torna-se cinicamente verdadeira: “Uma mentira repetida mil vezes [ad nauseam] transforma-se em verdade.”
Ao blogueiro, prestes a vomitar o café da manhã – café especial de domingo – resta apenas registrar sua indignação impotência revolta diante da repetição ad nauseam do cenário político atual.

Liga então o computador, baixa o blog, e vomita!

Saudade da praia

Meus quadros favoritos




At the seaside

William Merritt Chase (1849-1916), pintor americano.

No Metropolitam Museum of Art, NY.