quarta-feira, 14 de julho de 2021

Verdadeiro chef

 

Ela foi obrigada a admitir que o marido havia aprendido a cozinhar quando ele preparou um molho à bolonhesa sem queimar a panela.

Átomos de praseodímio

A foto do dia

 

Reconstrução de imagem de átomos de um cristal

de praseodímio ampliado em 100 milhões de vezes 

Divulgação/Universidade Cornell

 


Isso é absolutamente extraordinário!!! 


Reportagem de Everton Lopes Batista para a Folha de S. Paulo (14 jul2021): 

“A melhor imagem de um átomo até o momento foi obtida por cientistas da Universidade Cornell (Estados Unidos).

Para obter a foto, os cientistas usaram um microscópio eletrônico para ampliar em 100 milhões de vezes um cristal de praseodímio (Pr), um tipo de mineral. O microscópio usado emite um feixe de elétrons para capturar padrões no objeto por meio da interação. Os padrões depois podem ser traduzidos em imagens.

A grande sacada dos pesquisadores foi usar um algoritmo próprio capaz de formar uma imagem de altíssima resolução tendo os padrões como base. O único borrão que pode ser visto na imagem vem do próprio movimento dos átomos, um estremecimento constante. A técnica usada é chamada de pticografia.

O resultado foi uma imagem de uma precisão imensa, da ordem de picômetros, ou um trilionésimo de um metro. A descrição do estudo que deu origem à fotografia foi publicada em artigo no final de maio na revista científica Science.

“Além de estabelecer um novo recorde, o feito nos leva a um novo limite final para a resolução [de imagens]. Podemos agora descobrir onde os átomos estão de uma maneira muito fácil. Isso abre um monte de novas possibilidades de coisas que queremos fazer há muito tempo", afirmou o físico David Muller, um dos responsáveis pela pesquisa, em um comunicado publicado pela Universidade Cornell.”

 

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2021/07/cientistas-tiram-melhor-foto-de-atomos-ate-o-momento-com-ajuda-de-algoritmos.shtml

 

Desejo e capacidade de pensar

 


Lugar de Fala é um espaço destinado aos leitores no site da Revista Cult. Os artigos podem ser enviados mensalmente pelos leitores, obedecendo a um tema específico determinado pela revista. O assunto do mês de maio de 2021 foi “Desejo”.

(Clique para ler o regulamento: https://revistacult.uol.com.br/home/lugar-de-fala-cult/)

 

Este blogueiro contribuiu com o texto Desejo e capacidade de pensar. Clique para ler:

 

https://revistacult.uol.com.br/home/desejo-e-capacidade-de-pensar/




Orgulho de Pedro

 


Lugar de Fala é um espaço destinado aos leitores no site da Revista Cult. Os artigos podem ser enviados mensalmente pelos leitores, obedecendo a um tema específico determinado pela revista. O assunto do mês de junho de 2021 foi “Orgulho”.

(Clique para ler o regulamento: https://revistacult.uol.com.br/home/lugar-de-fala-cult/)

 

Este blogueiro contribuiu com o texto Orgulho de Pedro. Clique para ler:


 https://revistacult.uol.com.br/home/orgulho-de-pedro/