segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Maioria dos franceses

 

A notícia há de chamar a atenção dos que creem e dos que não creem: pesquisa recente revela que 51% dos franceses não acreditam em Deus. O responsável pelo anúncio é o jornalista Mario Sergio Conti, para a Folha de S. Paulo (2 out 2021).

            Conti pergunta: “Por que o movimento antivacina prospera em países desenvolvidos?” Afirma em seguida: “A França tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Além de gratuito e igualitário, ele é laico, humanista e enfatiza o raciocínio dedutivo. A educação ajuda a explicar por que o país tem um dos maiores índices de produtividade do planeta. Ela explica também uma pesquisa divulgada há dias, registrando um recorde. Pela primeira vez, a maioria dos franceses, 51%, não acredita em Deus. A França, a ancestral filha da Igreja, à qual se soma a recente vaga muçulmana, já não é majoritariamente religiosa.” (Grifo meu.)

            E Conti apresenta o paradoxo: “O pensamento científico está em alta.

Só que não é bem assim. A França tem uma das maiores taxas de resistência a vacinas contra a Covid do globo —13%.”

            O artigo, que merece ser lido, continua a discorrer sobre a antivacinação. Este blogueiro escreveu sobre o tema recentemente, expondo sua perplexidade:

 http://loucoporcachorros.blogspot.com/2021/09/a-darwin-o-que-e-de-darwin.html .

            Porém, desejo destacar o problema religioso enunciado acima. A maioria do povo francês não é religiosa, afirma o articulista.

            Primeiro: não conheço a origem da pesquisa e não posso atestar a veracidade dela, embora o jornalista que a veicula seja respeitabilíssimo.

            Segundo: não desejo convencer ninguém de coisa alguma, muito menos em questões religiosas.

            Terceiro: não estou certo se esta é mesmo uma boa notícia.

            Quarto: se a notícia for verdadeira, os ateus de todo o mundo não precisam permanecer tão marginalizados, muitas vezes taxados de degenerados. (Certa feita ouvi de um colega que quem não acreditasse em Deus não deveria ser considerado um ser humano.)  

      Quinto: este deveria ser então mais um preconceito a ser revisto.

      Melhor pensar sobre isso.

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mariosergioconti/2021/10/por-que-movimento-antivacina-prospera-em-paises-desenvolvidos.shtml