terça-feira, 2 de julho de 2019

Cecília fotógrafa

Cecília fotógrafa documenta com arte a viagem a Fernando de Noronha, paraíso de banhistas, mergulhadores e fotógrafos.
Parabéns, Ciça.





Expressão facial dos cães



Buldogue francês mostra o olhar que os cientistas chamam 
de “AU101: sobrancelhas levantadas”. 
Foto: May Altaffer/Associated Press


A reportagem de James Gorman, para The New York Times (2 jul 2019), chegou sob encomenda para este blog. O título é sugestivo: Não resiste ao olhar de um cãozinho? Agradeça à evolução.
Os donos de cães conhecem bem a expressão de seu animal de estimação, “dizendo alguma coisa”, ou pedindo comida ou carinho. Expressão humana, costumamos dizer!
Os cientistas lhe atribuíram um rótulo sério: "AU101: sobrancelhas erguidas". “Equipe de psicólogos e especialistas em anatomia da evolução publicou na revista Proceedings of The National Academy of Sciences que os cachorros assumem esta expressão mais frequentemente e de maneira mais intensa do que os lobos. Na realidade, ao contrário dos lobos, os cachorros têm um músculo específico, chamado levator anguli oculi medialis, que ajuda a erguer as sobrancelhas.” 
Anne Burrows, especialista em anatomia da Duquesne University de Pittsburgh, Pensilvânia, e outros pesquisadores, como Juliane Kaminski, psicóloga da evolução da Universidade de Portsmouth, Inglaterra, analisaram as expressões e a musculatura facial dos animais domésticos. Começaram com cavalos e gatos, e afirmaram que os cavalos têm movimentos faciais semelhantes aos dos cachorros, mas os gatos não.  
Os cachorros foram objeto de inúmeros estudos. Há evidências de que os cães de abrigos que usam mais a expressão "AU101: sobrancelhas levantadas", têm maior probabilidade de serem adotados.  



As sobrancelhas de Lila
 Foto: A.Vianna

Comportamento de cachorros e lobos foram gravados em vídeos. “Conforme esperado, os cachorros levantavam as sobrancelhas mais frequentemente e de maneira mais intensa do que os lobos. Os pesquisadores dissecaram as cabeças de quatro lobos e seis cachorros, todos adquiridos depois da morte. Toda a musculatura era exatamente igual, com a exceção do músculo levator, que nenhum dos lobos tinha. Outro músculo, que variava nos lobos e nos cachorros, também estava relacionado ao movimento dos olhos."
 “Os cientistas levantaram a hipótese de que os seres humanos favoreceram inconscientemente os cachorros que levantavam as sobrancelhas durante a evolução seletiva, relativamente recente. Segundo Anne Burrows, uma indicação tentadora que poderia levar a estudos futuros foi que um dos cachorros, um husky siberiano, parecia-se mais com os lobos e não tinha o levator anguli oculi medialis. Os huskies estão mais relacionados aos lobos do que outras raças, e pode ser também que seu talento para puxar trenós tenha sido mais importante do que um rosto expressivo no desenvolvimento da raça.”
Juliane Kaminski explicou que gostaria de saber se o modo como um cachorro é criado interfere neste comportamento. 
Os donos de cachorros não precisam de pesquisas para saber que o modo como são criados interferem diretamente no comportamento de seus animais.