terça-feira, 1 de novembro de 2016

Aldravia n. 36



beleza
inconteste
voltada
para
o
mal



J-20 stealth fighter, o jato chinês invisível a radares.

Foto: Stringer / Reuters

águas do rio negro

Da série Anavilhanas (ainda)



delicados ramos
afloram no imenso mar
mistério submerso

Foto: A.Vianna, nov 2016, Anavilhanas

Estratégia dos evangélicos

           A notícia assustou este blogueiro:

Estratégia evangélica é ocupar o Executivo para chegar ao Judiciário.

É o que diz a professora Christina Vital, 42, da Universidade Federal Fluminense, que estuda há mais de 15 anos a relação de evangélicos com a política, em entrevista a Thais Bilenky (Folha de S. Paulo, 31/10/2016).
            Para Christina Vital, conseguir chegar à Presidência da República é importante como estratégia para barrar no Supremo Tribunal Federal temas polêmicos como a pauta gay. A vitória de Marcelo Crivella (PRB-RJ), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, no Rio, é um passo importante para se chegar ao Judiciário.
O deputado do PSC-RJ Jair Bolsonaro, possível candidato presidencial em 2018, pode unificar diferentes denominações como a Assembleia de Deus, Sara Nossa Terra e  Igreja Batista. Porém, todos buscam a ocultação da identidade evangélica dos candidatos. Crivella não é mais o bispo Crivella, ele fala para todo mundo.
Afirma Vital:Os evangélicos estão na política há muitos anos, tiveram papel importante na Constituinte e foram ganhando espaço desde então. Mas, a partir do primeiro mandato do ex-presidente Lula, os evangélicos que, de modo geral, apresentavam-se como minoria em termos percentuais e mesmo do seu lugar na agenda pública, crescem. ... No nosso livro que será lançado, o pastor Everaldo falou claramente na estratégia de assumir a 'cabeça', falou exatamente a palavra 'cabeça', em uma referência à importância da ocupação da Presidência, que é por onde passa a indicação para o Supremo Tribunal Federal.
A gente acompanha o crescimento de mobilização de juízes evangélicos ou sensíveis à causa evangélica na Associação de Juristas Evangélicos, que se espelha na Associação de Juristas Católicos, da qual Ives Gandra Martins é o grande representante.”
            De repente, a entrevistadora faz uma pergunta ainda mais assustadora:
“As igrejas aumentam a sua influência inclusive entre o crime organizado, e políticos ligados a milícias declararam apoio a Crivella. Até onde vão as concessões de evangélicos nas negociações políticas?”
            A resposta de Christina Vital: “Tem de ter pragmatismo, porque o universo político demanda aliança, negociação com diferentes segmentos. E aí não dá para ser uma coisa só intrarreligiosa.”

            É mesmo de assustar. A mistura de política e religião nunca foi recomendável, porém as coisas estão mudando rapidamente no Brasil do século XXI, infelizmente para pior. Não se trata apenas de uma guinada para a extrema direita, mas sim um caminho para o fundamentalismo religioso. Que os deuses nos livrem disso.




Ponte Carlos

A foto do dia


Ponte Carlos, em Praga, ao amanhecer.

Foto: Michael Cizek / AFP