terça-feira, 1 de agosto de 2017

História de dinossauro



A história é boa, vem da Inglaterra, e merecia fazer parte de algum filme que contasse a saga dessas crianças extraordinárias. Bem, de qualquer modo, foi assim que imaginei o acontecido.
Era uma sexta-feira, 21 de julho, quando a família, residente em Essex, resolveu fazer uma visita noturna ao grande Museu de História Natural de Londres, um dos mais famosos de todo o mundo. O pai, a mãe e os dois filhos, as crianças excitadas com a novidade.
Chegando ao magnífico prédio, a grande surpresa foi a presença de uma criançada sem conta, todos participando da chamada “caça aos dinossauros”! Apenas Charlie, com 10 anos, não se juntou ao grupo: dedicou-se a ler minuciosamente TODAS as legendas dos bichos em exposição.
Até que interrompeu sua empreitada, chamou os pais e disse:
– Isso aqui está errado.
– Como errado, meu filho, estamos no Museu de História Natural de Londres! Sabe o que isso significa?
– Mas está errado. Este dinossauro não é um oviráptor. Os oviraptores caminhavam sobre duas patas e não quatro, como mostra a imagem. Esse aqui é um protocerátopo.
         Os pais resolveram não teimar com Charlie, conheciam “bem” o filho que tinham. Em entrevista a BBC, a mãe afirmou: “Charlie adora paleontologia desde que era muito pequeno e começou a ler enciclopédias quando tinha uns três anos. Tem síndrome de Asperger e, por isso, quando gosta de um assunto tenta pesquisar tudo que pode sobre o tema”.
         E Charlie foi fundo na história dos dinossauros. Os pais alertaram os responsáveis pelo museu, que, dias depois, enviaram carta ao menino, agradecendo por ter apontado a falha e elogiando seus conhecimentos. “Um porta-voz explicou que a galeria tinha sido reformada várias vezes e que houve um erro”.
        

Foto: Stefan Wermuth / Reuters