quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Salvador do Mundo




          “A pintura Salvator Mundi, atribuída a Leonardo da Vinci, tornou-se a obra de arte mais cara da história ao ser leiloada por US$ 450 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) na noite desta quarta-feira, 15, em Nova York.
          O quadro de cerca de 500 anos retrata Jesus Cristo como salvador do mundo e é a única pintura do gênio italiano que pertence a uma coleção particular. 
          Estima-se que ela tenha sido pintada após 1505, cerca de 15 anos antes da morte de Da Vinci - que ocorreu em 1519.”

Foto: Drew Angerer / AFP



Saudade do pensador



Aos 16 de novembro de 1922 nascia José Saramago, em Azinhaga, província de Ribatejo, Portugal, filho de pais agricultores, analfabetos. Criado pelos avós, teve dificuldades financeiras para estudar. Concluiu curso técnico, tornando-se serralheiro mecânico. Comprou seu primeiro livro aos 18 anos e ao morrer deixou biblioteca com 15.000 livros. Em 1998 ganhou o Nobel de Literatura.

Vejamos o que disse em Democracia e Universidade (Fundação José Saramago e ed.ufpa, 2013), sobre Educação, tema sempre atual:

“Volto a dizer que a universidade não tem de salvar-nos, não se trata de salvar ninguém, digamos mesmo que a universidade tem de assumir a sua responsabilidade na formação do indivíduo, e tem de ir além da pessoa, porque não se trata apenas de formar um bom informático ou um bom médico, ou um bom engenheiro, a universidade, além de bons profissionais, deveria lançar bons cidadãos. Precisamos disso, todos, que se formem turmas de cidadãos e para mais, cidadãos bons, porque ainda que a palavra esteja gasta, há que reivindicá-la, como fez Antonio Machado. Creio que a universidade pode, creio que vós podeis.”

            Saudade do pensador!

Salve o Corinthians



Corinthians Campeão Brasileiro de 2017


Foto: Miguel Schincariol / AFP