quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Fotoabstração N.22






Moscou 2018



                 A Seleção Brasileira de Futebol é a única que esteve presente em todas as Copas do Mundo, e estará presente em Moscou, após ter realizado a melhor campanha da história em uma eliminatória. Isso não é pouco: pensem sobre isso,  os amantes e não-amantes do futebol.
                Ao bater o Chile por 3 a 0 ontem no estádio do Palmeiras, diante de mais de 41.000 pessoas, a Seleção mostrou que tem time para disputar a Copa. Mais que isso, coisa rara de acontecer, a Seleção tem um técnico. O senhor Adenor Leonardo Bachi, conhecido pela alcunha de Tite, 56 anos, natural de Caxias do Sul, salvou a Seleção da incompetência e classificou-a com 10 vitórias e 2 empates, invicto, portanto, para a copa de 2018.
               Quem gosta de futebol carrega certas afirmações peremptórias por uma vida inteira. Uma delas, verdade inconteste, é Quem não faz leva. O time ataca ataca ataca e não faz o gol; o adversário dá um único chute a gol e marca. Uma sina.
               Há uma coleção infindável dessas “verdades” futebolísticas. A que me interessa no momento é Técnico não ganha jogo. É verdade que se o time é fraco e não segue as instruções do técnico, não vai mesmo ganhar o jogo. Outra verdade: o time é bom mas não tem técnico: não vai fazer boa figura. Mas um bom técnico, com um bom time, pode ganhar o jogo.
              Hoje temos um bom time e um grande técnico, o senhor Adenor Leonardo Bachi. O homem, além de entender de futebol, é jeitoso no trato com as pessoas, incluindo a imprensa (que o trata como o “queridinho”...), coisa raríssima de se ver. Ele transmite sinceridade e parece ser verdadeiro. Digamos que conhece seu material de trabalho, que não é dos mais fáceis de se lidar.
             Vê-lo à beira do campo, quase sempre usando um terno cinza, agitado, dando instruções aos jogadores no calor do jogo, constitui um espetáculo à parte. Ele é capaz de mudar um resultado, com alterações táticas corretas e criativas durante a partida.
             Futebol é um esporte complexo, com inúmeras variáveis, onde nem sempre a lógica prevalece, o que o torna ainda mais interessante. Outra daquelas “verdades” é Futebol é coisa séria.
             Portanto, vamos rompendo em direção a Moscou em 2018!

Camarão de vidro

Foto do dia


Camarão de vidro

Clique para ampliar. É possível identificar as patinhas dianteiras com garras! O bichinho está cheio de ovos, segundo informou a fotógrafa.

Foto: Paula Vianna, out 2017, Austrália