quinta-feira, 16 de julho de 2020

Fale com ele


São incontáveis as receitas para melhor enfrentar o isolamento social nesses tempos de pandemia. Cinema, televisão com seus filmes e séries, quebra-cabeças, música para ouvir, tocar e cantar, cursos on line sobre tudo e todos, crochê, Internet, tricô, baralho, cozinhar, beber, todos estes e muito outros são recursos para aplacar angústia e solidão. 
Ler e escrever são meus favoritos! Um bom livro pode nos levar a lugares distantes, pode nos apresentar personagens de quem nos tornamos íntimos, vivendo uma outra vida, experimentando liberdade. Escrever faz a mesma coisa, a aguçar ainda mais nossa criatividade.
Porém, há um gesto pouco propagado, se é que alguém o pratica, que recomendo fortemente, e por experiência própria. Escolha um amigo de verdade (ou amiga, é claro) e fale com ele virtualmente – pelo Zoom, WhatsApp, etc – VISUALMENTE, todos os dias. Isso mesmo, TODOS OS DIAS. Haja ou não haja assunto, fale e veja o amigo diariamente. 
– Cortou o cabelo?
– Cortei... 
– E aí, o frio chegou mesmo?
– Chegou! 9 graus de madrugada!
– Aqui também.
– Mas logo esquenta, 28 graus ao meio dia.
– Aqui não, fica gelado o dia inteiro.
– E o que você achou do novo ministro?
– Tenho medo que religião se intrometa no ensino.
...
O assunto pode variar desde o tempo, se choveu, se está frio ou calor, até a existência ou não de Deus, não importa muito, mas fale com o amigo. De preferência, SEMPRE À MESMA HORA.
Assim o dia ficará dividido em duas partes: antes e depois de falar com o amigo. Antes de falar com ele você poderá escolher um tema de interesse, alguma notícia que leu no jornal (virtual), uma certa dor que lhe surgiu ao levantar (sinal de que você está vivo, aviso importantíssimo para os velhos), alguma tristeza, ou alegria, você estará pensando na conversa que ocorrerá daqui a pouco, amorosamente, pois são amigos.
Depois de falar com o amigo, se a conversa foi interessante, se alguma pulga lhe ficou atrás da orelha, se discordaram, se concordaram, se você ouviu uma boa piada e tem vontade de passá-la adiante, se o assunto ficou aberto, então você passará o resto do dia volta-e-meia a se lembrar do amigo, amorosamente.
O amigo torna-se assim uma referência, amorosa. 
Caro leitor, experimente!

Clichês

Frase do dia


“A frase feita nos dispensa de pensar, nos acolhe em seu pacto morninho de compreensão suficiente, de premissas aceitas por todos, para que possamos tocar a vida.”

                                                           Sérgio Rodrigues




Mapeamento tridimensional do Universo


Câmera é preparada para iniciar
mapeamento tridimensional do universo


“A câmera JPCam, instalada no mês de junho deste ano no telescópio de 2,5 metros (m) Javalambre Survey Telescope (JST/T250) do Observatório Astrofísico de Javalambre (OAJ), na Espanha, registrou na noite de 29 de junho sua primeira luz técnica, obtendo com sucesso suas primeiras imagens do céu. Com a instalação dessa câmera, o OAJ passa a contar com toda a sua instrumentação definitiva de primeira geração para levar adiante sua atividade científica nos próximos anos. 
O projeto da câmera tem participação de pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Instituto de Física, ambos da USP, além do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro.”

         Não posso nem imaginar o que poderá sair daí...

Escreveu hoje em sua crônica Luis Fernando Verissimo: “Santo Agostinho disse que, entre todas as tentações do homem, a pior era a “doença da curiosidade”. Ela nos levava a especular sobre as razões da existência e os mistérios do universo, ou sobre tudo que estava além da compreensão humana e só a fé explicava. Antes de Agostinho outra autoridade, Deus, já advertira Adão e Eva a não comer o fruto da árvore do saber, para não contrair a doença da curiosidade e perder para sempre o paraíso da ignorância satisfeita. Deus, Agostinho e outros tentaram nos convencer a aceitar os limites da fé como os limites do conhecimento. Tentar compreender mais longe só traz perplexidade e angústia.”

            Não adiantou nada!