segunda-feira, 21 de maio de 2018

Observando

A foto do dia



Foto: Lesley Mattuchio / NatGeo

Flor de aboboreira

fotominimalismo





Foto: AVianna, mai 2018, jardim.

Anunciar um crime





Mildred Hayes (interpretada por Frances McDormand, ganhadora do Oscar 2018 de melhor atriz, e que se tornou conhecida pelo filme Fargo) teve a filha brutalmente assassinada; passa o tempo e a polícia da pequena cidade de Ebbing – EUA, pouco ou nada faz a respeito, o que leva a mãe ao desespero.
Tais fatos ocorrem todos os dias em nossas grandes cidades, tomadas pela violência insana, sem que a maioria dos crimes seja desvendada. Não é coisa só de cinema.
O que fazer diante da tragédia? Mildred decide colocar os três anúncios de outdoor na saída da cidade, denunciando o crime e o delegado de polícia. Para sua surpresa, as pessoas do lugar não ficaram ao lado dela, que passou a ser ainda mais hostilizada e cada vez mais indignada com o desenrolar dos acontecimentos. Ela não desiste e a todos enfrenta com obstinação e fúria.
Também isso pode ocorrer nas nossas cidades: o povo se cansa facilmente de ver e ouvir protestos contra crimes não solucionados.
Martin McDonagh, escritor e diretor do excelente Três anúncios para um crime, trata exatamente das consequências do ato de Mildred, para todas as pessoas afetadas por sua decisão: a família, as pessoas da cidade, a polícia –representada pelo Chefe William Willoughby (Woody Harrelson, em performance indicada ao Oscar 2018 de Melhor Ator Coadjuvante) e o policial Dixon (Sam Rockwell, também indicado ao Oscar 2018 de Melhor Ator Coadjuvante). 
Por aqui, nossa Eliane Brum continua perguntando no Twitter, passados 68 dias, Quem matou Marielle e Anderson?
Foi então que tive a ideia de mandar fazer um gigantesco banner com esta pergunta, 

Quem matou Marielle e Anderson?

fretar um helicóptero, e pendurá-lo no pescoço do Cristo Redentor, para que permanecesse à vista de toda a cidade do Rio de Janeiro.
            As consequências, por certo, dariam um bom filme!