quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Unha-de-gato


A unha-de-gato (Dolichandra unguis-cati), pertencente à família Bignoniaceae, floresce no mês de outubro na região central do Brasil, em geral no alto da copa das árvores, e tem coloração amarelo forte. É popularmente conhecida como unha-de-gato, cipó-de-gato, cipó-de-morcego ou cipó-ouro. 
Pode ser usada como planta ornamental, principalmente na decoração e cobertura de muros e paredes externas, semelhante ao uso da hera (Hedera helix). 
A unha de gato (D. unguis-cati) é utilizada na medicina tradicional, para tratamento de doenças venéreas, como anti-inflamatório e antimalárico. “Suas propriedades anti-inflamatórias são atribuídas à presença de lapachol, um composto que também está presente em outras Bignoniáceas, como nas cascas do Ipê-roxo (Handronathus impetiginosus). A espécie é rica em flavonoides e também em ácido quinóvico, um composto que pode ser utilizado como antidoto nos acidentes com cobras venenosas. O caule ainda pode ser fonte de tanino, utilizado em curtumes e corante para tinturaria.” 
O crescimento da planta pode levar vários anos, sem florescimento, o que só vai acontecer com a ramagem madura, quando forma vistosa cascata de flores amarelas.
Há vários anos observamos na matinha que enfeita nosso quintal uma certa árvore que ficava amarela nessa época do ano, ao final da seca. Seriam flores ou folhas amarelecidas pela seca? Até que nesse ano desvendou-se o mistério, com a explosão de flores nas copas de várias árvores, uma lindeza mesmo, que tentei registrar nas fotos abaixo. É a unha-de-gato!









Fotos: AVianna, out 2018
Nikon D7200, lente Nikkor 18-300 mm