domingo, 10 de outubro de 2021

Lady in blue

Meus quadros favoritos


 Paul Cézane

Amazônia: nova exposição de Sebastião Salgado



Anavilhanas 

Foto: Sebastião SALGADO / Divulgação

 


Floresta Amazônica 

Foto: Sebastião SALGADO / Divulgação

 


Monte Roraima 

Foto: Sebastião SALGADO / Divulgação

 


Floresta Amazônica 

Foto: Sebastião SALGADO / Divulgação

 


Exposição "Amazônia", de Sebastião Salgado 

Foto: © Sebastião SALGADO / Agência O Globo

 


Exposição Amazônia, de Sebastião Salgado 

Foto: Sebastião SALGADO / Divulgação

 

 

‘Amazônia’: nova exposição de Sebastião Salgado mostra uma floresta ainda intocada e seus guardiões. O trabalho está exposto no mês de outubro simultaneamente em Paris, Roma e Londres. Reportagem de Ruth de Aquino para O Globo (10 out 2021).

“É como entrar na floresta, pela terra e pelo céu. Se você pensa que esta é mais uma exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, engana-se. “Amazônia” — exposta agora em outubro simultaneamente em Paris, Roma e Londres — é um tributo a nossa maior riqueza ambiental. Intocada. É também uma descoberta, jamais vista antes, de montanhas e “rios voadores” amazônicos, duplicados por reflexos. Vi na Filarmônica de Paris e aguardo rever no Brasil, em 2022.

Na penumbra, 200 fotos, em todas as nuances de preto e branco, nos transportam para uma terra feita de vegetação e água, de nuvens e umidade. Muitas fotos parecem flutuar no espaço, penduradas no teto por fios transparentes. Os sons amazônicos das aves, dos animais, das folhas e dos temporais foram obtidos no Museu de Etnografia de Genebra para inspirar e enriquecer a sinfonia original composta por Jean-Michel Jarre. A trilha da floresta ajuda a transformar “Amazônia” numa experiência quase mística e religiosa.”

 

 

https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/amazonia-nova-exposicao-de-sebastiao-salgado-mostra-uma-floresta-ainda-intocada-seus-guardioes-1-25230706

 

Chuva de ouro

 Fotografia


Foto: Cecília Vianna, out 2021, jardim próprio

A espécie Oncidium sphacelatum é originária do México e diversos países da América Central, como Nicarágua, Costa Rica, Honduras e El Salvador, entre outros, ocorrendo também na Venezuela. Trata-se de uma orquídea de hábito predominantemente epífito, podendo ocasionalmente ser encontrada como rupícola, vegetando sobre rochas. Em seu habitat, o Oncidium sphacelatum encontra-se exposto a uma luminosidade abundante, porém indireta, com os raios solares filtrados pelas copas das árvores de úmidas e quentes florestas tropicais.

Também conhecida com Pingo de Ouro.

 

https://www.orquideasnoape.com.br/2021/01/orquidea-oncidium-sphacelatum.html