domingo, 15 de junho de 2014

Os ingleses não aprendem...


              1. Difícil acreditar que foram os ingleses que inventaram o futebol. Se inventaram, nunca aprenderam a jogá-lo. Mas até que surpreenderam no último jogo contra a Itália, com bonitas trocas de passes, jogadas bem armadas, um belo gol de bate-pronto, e não apenas aqueles costumeiros e sofríveis centros para a área adversária, na esperança de um cabeceio de um inglês grandalhão. Mas não foi o suficiente para ganhar.
            A Itália suou, mas foi de calor, não é mole jogar na Amazônia, e ganhou com relativa facilidade. Para minha surpresa, o time não recuou depois do primeiro gol, continuou jogando um futebol franco, aberto, tranquilo, o que facilitou de certo modo o gol de empate dos ingleses.
Os italianos desempataram com facilidade, numa deixada espetacular de Andréa Pirlo (abrir as pernas tem muitos significados...). A Itália jogou o suficiente para vencer de 2 a 1, seleção que tem camisa e se apresenta como forte candidata ao título.

2. Nada de anormal na vitória de 3 a 0 da Colômbia sobre a Grécia, esta talvez forte candidata ao pior time da Copa.

3. Vamos às zebras.
Proclamado o Grupo da Morte – Inglaterra, Itália, Chile e Costa do Marfim –, ninguém contava que esta última fosse a morada da Morte. O Uruguai foi o primeiro a cair nas garras da Morte. (Mas esta é ainda a primeira rodada.)
O Uruguai, que também chegou ao Brasil cantando de galo, fazendo constantes alusões à copa de 50 (quando eles dizem que gostariam de fazer uma final contra o Brasil no Maracanã, estão fazendo alusão à copa de 50; ou isso está na minha cabeça?). Com a primeira expulsão da Copa, saíram de campo murchos os uruguaios, em que pese minha enorme simpatia por José Mujica.

4. O Japão nunca jogou futebol (eles correm atrás da bola), mas perder para a Costa do Marfim foi demais! Perdeu de virada, 2 a1, de um time cheio de vontade (por isso o jogo foi bom de assistir) mas sem técnica alguma. Dois pernas de pau.

De qualquer maneira, ótimos jogos neste sábado, terceiro dia de Copa. Para quem disse e diz “não vai ter copa”, os jogos até agora têm sido ótimos.