quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Vida besta





Clique para ampliar e ler melhor.

Brinquedo de 4,5 mil anos



O boneco de 4,5 mil anos encontrado junto ao corpo de uma criança na Sibéria tem características faciais cuidadosamente trabalhadas; com cerca de 5 centímetros, o objeto entalhado em pedra sabão durante a Idade do Bronze é um dos mais antigos brinquedos já descobertos.
Foto: Andrei Poliakov / IIMK-RAN

                                                                     
            Deu em O Estado de S.Paulo (03 Jan 2018), reportagem de Fábio de Castro:
Um grupo de arqueólogos da Rússia descobriu, no túmulo de uma criança da Idade do Bronze, alguns dos mais antigos brinquedos já registrados na História. Os artefatos de 4,5 mil anos - que incluem as cabeças de um boneco e de um animal de brinquedo - pertencem à cultura Okunev, um grupo étnico pré-Histórico do sul da Sibéria. Os corpos dos bonecos eram feitos de material orgânico e não resistiram à ação do tempo, mas as cabeças se mantiveram preservadas, segundo os arqueólogos.”
A cabeça do boneco, medindo 5 cm, mostra uma face muito bem trabalhada, e foi encontrado em um túmulo de a uma "criança comum", e não algum membro da elite local.
            Uma informação interessantíssima é que, segundo os arqueólogos, a antiga cultura Okunev "não tem paralelos na Sibéria em termos de riqueza e diversidade artística. Segundo Poliakov, o povo Okunev é considerado o grupo étnico mais próximo dos indígenas das Américas.” 
Os ancestrais dos Okunev podem ter sido “os primeiros humanos a povoar o continente americano, há 12,6 mil anos. Eles teriam utilizando embarcações primitivas para aventurar-se ao largo da ponte terrestre coberta de gelo que ligava a Ásia à América do Norte, conhecida como Beríngia.”
Na infância, os brinquedos são fundamentais para o desenvolvimento psíquico da criança, através do exercício da fantasia. Agora sabemos, desde 4,5 mil anos!
            (Em tempo: essa data de 12,6 mil anos para o povoamento da América é bastante discutível, se não completamente errada.)







Aldravia N.65





Lola
vigia
atenta
porta
da
casa


Foto: AVianna, dez 2017.

cana-de-macaco




chegada das chuvas
flores por todo o jardim
em pleno verão



Foto: AVianna, jan 2018