quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Poema sem palavras

Por quatro vezes este blogueiro esteve às voltas com a elaboração de capas de livros, em três vezes com livros de própria autoria e uma vez com a capa do excelente “Fica Limpo! – quase heresias”, de Paulo Sergio Viana. (O tema já foi motivo de postagem neste blog, com o título Capa de livro. http://loucoporcachorros.blogspot.com.br/2014/12/capa-de-livro.html)
O número é ínfimo, é verdade, perto da experiência dos profissionais do ramo, os chamados capistas, mas foi suficiente para que ele constatasse quão difícil é a arte da construção de uma boa capa, perfeitamente casada com a obra.
A partir de então, ao visitar uma livraria, antes de mais nada ele observa as capas dos livros com olhar crítico, e encontra de tudo, desde capas horrorosas até verdadeiras obras primas.
Esta postagem é bem simples: tem como objetivo apenas compartilhar com meus raros e queridos leitores uma dessas preciosidades, recém publicada pela Ateliê Editorial (2015).
O título do livro: Antologia da poesia erótica brasileira, organização de Eliane Robert Moraes. Eis a capa:



As quatro estrofes do poema sem palavras compõem um soneto, com respectivamente 4, 4, 3 e 3 versos. A ideia gráfica, em sua espantosa simplicidade – 14 traços negros, grossos, feitos à mão com uma dessas canetas de marcação de texto, sobre um fundo vermelho – tem a função de provocar a curiosidade do leitor, ao sugerir a censura prévia dos versos.
Pura arte! O autor: Gustavo Piqueira (Casa Rex).
Caso o leitor se interesse pelo conteúdo...



Duas amigas

Em memória de minha mãe.

– O Rio de Janeiro está muito perigoso!
– Mas é tão bom parar num boteco e tomar um chope no balcão...


Laerte

Charge do dia!