terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Mulher com guarda-chuva

Meus quadros favoritos 


Henri Matisse, 1920

Questão de Educação

 

Rei Juan Carlos I posa diante de elefante 

Reprodução/Jornal El Mundo/VEJA

 

 

Nesta terça-feira (14 dez 2021), há previsão de que a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) coloque na pauta da Comissão de Meio Ambiente projeto de lei que autoriza a caça esportiva no Brasil. Parece que a desculpa utilizada para disfarçar a iniciativa é o controle da proliferação de javalis, porém abre-se assim a possibilidade para a liberação do abate de outras espécies.

            É difícil acreditar que em pleno século 21, vivendo a benfazeja onda ecológica que varre o planeta nos últimos anos, alguém venha falar em caça esportiva! Matar por esporte!

            Em 2012, Juan Carlos I, rei de Espanha, passava férias na África. Sofre acidente em Botsuana, fratura o quadril e ganha as manchetes de todo o mundo, quando se descobre a verdadeira motivação da viagem: Juan Carlos Caçava Elefantes! A indignação foi geral, ocasionando grave crise na monarquia espanhola. Havia ainda um agravante: o monarca, de 74 anos, era presidente de honra em seu país da WWF, uma das maiores ONGs ambientalistas do mundo. 

Minha indignação à época, me lembro bem, faz com que ainda hoje eu coloque a fatídica fotografia no alto dessa postagem. A foto era antiga, de 2006, portanto de um safari anterior; a diversão real era um hábito.

O rei matava por prazer. Me lembro ainda de pensar que, sendo rei, aquele homem tivera todas as oportunidades possíveis para bem se educar, coisa que não acontece com a grande maioria dos mortais que não vêm ao mundo com sangue azul. Pois ele não se educou, recebeu apenas o verniz da polidez. 

Esperemos pela nova fotografia – o herói nacional ao lado da presa abatida, quem sabe uma onça pintada –, caso o projeto de lei da deputada Zambelli seja aprovado.

Como tudo na vida, esta também é uma questão de Educação.

            

Manda quem pode

Charge do dia


 Amarildo

Um simples peso

 


Este peso (stoneweight, em inglês), esculpido em hematita, na forma de um gafanhoto, foi feito entre 1800 e 1700 AC, na Babilônia.

Alguém dirá que isso não é uma obra de arte?

 

stone é uma unidade de massa usada somente no sistema imperial do Reino Unido, embora usada também por outros países da Commonwealth. É igual a 14 libras, ou seja 6,35029318 quilogramas, a que corresponde o peso aproximado de 62,3 newtons. Se abrevia st, e suas equivalências são:

O "stone" foi usado historicamente para pesar os artigos agrícolas. Por exemplo: vendiam-se as batatas tradicionalmente em stones e meios stones (14 libras e 7 libras respetivamente). Historicamente o número de libras num "stone" variou por causa do artigo a ser medido, pois não era o mesmo em todas as vezes e lugares. 

O "stone" também demonstra uma certa quantidade ou peso de alguns artigos. Um "stone" de carne, em Londres, é igual a oito libras; em Hertfordshire, doze libras; na Escócia, dezesseis libras.

Se os ingleses podem complicar, eles complicam mesmo!

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stone_(massa)