sexta-feira, 23 de julho de 2021

espreita





atenção, eita!

cachorro por perto

gato na espreita


Maracanã-de-cara-amarela

A foto do dia





O maracanã-de-cara-amarela, maracanã-do-buriti (Orthopsittaca manilata), também chamado ararinha, é uma espécie de ave da família Psittacidae. É a única espécie do gênero Orthopsittaca. É encontrada na Amazônia, de Trinidad e Colômbia até a Bolívia, Peru e centro do Brasil. Anteriormente, era classificada no gênero Ara.



Foto: Mercêdes Fabiana, jul 2021, ao amanhecer.

Todes contra ou a favor?


Museu da Língua Portuguesa é criticado por uso 

de linguagem neutra nas redes sociais. 

Foto: Felipe Rau/Estadão

 

 

“Um post publicado no dia 12 pelo Museu da Língua Portuguesa em sua conta no Twitter provocou uma discussão sobre a aceitação de novos termos. No post, o museu, que reabre no dia 31 de julho, trata do uso da vírgula que, apesar de representar "uma pausa ligeira, respiro", é também "um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma". Da Redação, para O Estado de S.Paulo (23 jul 2021).

 

“O uso da palavra "todes", nova forma neutra de gênero gramatical sem definição de gênero (masculino e feminino) e que permite a inclusão de pessoas não-binárias, provocou muitas críticas.”

Houve manifestações contra e a favor do termo. 

A instituição declarou: "Desde sua fundação, em 2006, o Museu da Língua Portuguesa se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora. Nesse sentido, o Museu está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade".

O leitor, o que pensa disso?

Por mim, todos ainda representa todos...


 

https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,museu-da-lingua-portuguesa-e-criticado-pelo-uso-de-linguagem-neutra,70003787483