terça-feira, 20 de janeiro de 2015

É direitos pra cá, é direitos pra lá...


                  É com pesar que este blog encerra a publicação de “A charge do dia”, embora nem a tenha iniciado propriamente.
            Após consulta ao Charge Online, sobre a possibilidade do Louco por cachorros reproduzir algumas charges por eles exibidas, vejam a resposta que obtive (http://www.chargeonline.com.br/):

“Prezado André:

Temos charges que são publicadas originalmente em diversos jornais e charges feitas com exclusividade para o site. Entre as primeiras, há as dos grandes jornais, cujos direitos são, por contrato, de propriedade do veículo, e algumas, de jornais menores, cujo autor detem integralmente os direitos sobre a obra. As charges produzidas exclusivamente para o site, têm seus direitos autorais vinculados aos autores das mesmas. Em ambos os casos, não temos competência para autorizar republicações. AS AUTORIZAÇÕES DEVEM SER OBTIDAS DIRETAMENTE COM OS AUTORES.
Atenciosamente,
                      Equipe Chargeonline”

            Este mundo está ficando mesmo muito difícil. É direitos pra cá, é direitos pra lá... (E não me venham dizer que há erros de concordância aqui, porque não há!) Tudo ou quase tudo proibido. Feliz do Monteiro Lobato que não viveu a era do politicamente correto, e ele nem sabia o que isso queria dizer. Ele viu, não gostou, e pronto, desceu o pau na Anita Malfati! (Vivo, Monteiro Lobato seria contratado pelo Charlie Hebdo...)
            Voltemos às charges. Não podem ser reproduzidas. Uma pena. Perdemos todos nós, pois é impossível acessar todos os sites especializados. O Louco só queria selecionar uma ou outra, que julgasse apropriada para a ocasião (que, aliás, faz o ladrão) e reproduzir no blog. Não pode.
            Este mundo está ficando mesmo muito difícil. E ainda por cima me vem o Papa dizendo que se lhe xingarem a mãe ele revida com um murro na cara. (Depois ele desdisse, que não foi bem isso que ele queria dizer, mas aí já estava dito.) Francisco, dai a Cesar o que é de Cesar. Ou, em boca fechada não entra mosca. Ou, falar é prata, calar é ouro. Ou, tantas vezes vai o pote à fonte que um dia ele se quebra.
            O Louco por cachorros enlouqueceu, dirão os parcos leitores. Mas, lembrem-se, quem é louco já não pode enlouquecer.


O importuno, de Almeida Júnior


José Ferraz de Almeida Júnior (1850 -1899): O importuno, exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Almeida_Júnior_-_O_Importuno,_1898.JPG

Serra da Mantiqueira

A foto do dia


Serra da Mantiqueira, vista do Vale do Paraíba.

Foto: Miledi Marotta, jan. 2015.