terça-feira, 31 de janeiro de 2017

limoeiro



perfumada e branca
dará o fruto mais azedo
flor do limoeiro

Foto: A.Vianna, jan 2016, jardim

            E o poeta Paulo Sergio transforma o haicai em bela quadrinha, "ao gosto popular":



Lisa e verde, a folha,
alva e perfumosa, a flor.
Doce à visão de quem olha,
mas azedo o seu sabor.

Vale do Rio Omo


O fotógrafo Haroldo Castro, da Viajologia (viajologia.com.br), revela imagens belíssimas de suas viagens exóticas. Esta acima, ele tirou dos povos do Vale do Rio Omo.
Afirma Haroldo:

"Doze diferentes etnias vivem no Vale do Rio Omo, na Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul, na Etiópia. Alguns são agricultores e outros continuam a tradição seminômade pastoril. Cada povo possui uma maneira diferente de se vestir e decorar seu corpo. Em 2010 e em 2015, visitei uma dúzia de vilarejos e tive contato com as etnias Hamer, Arbore, Karo, Tsemay, Bana, Ari, Mursi, Konso e Dorze. Planejo regressar em abril com um grupo de viajantes experientes.

Entardecer

Meus quadros favoritos


Theo van Rysselberghe

De tudo um pouco



             Não sou capaz de citar a fonte mas sei que João Cabral de Melo Neto, quando morava em Sevilha, publicava seus poemas em pequenas edições confeccionadas por ele mesmo, a fim de presentear os amigos. Um privilégio, escrever e editar.
            Mais recentemente, quem pode desfrutar desse prazer é Ana Luisa Escorel, dona da editora Ouro sobre Azul, no Rio de Janeiro. Já fiz referência neste blog ao Anel de vidro (2013), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria melhor romance de 2014, de autoria de Ana Luisa e publicada pela própria.
            Agora surge uma preciosidade: De tudo um pouco (2016), da mesma Ouro sobre Azul, formato pequeno (17x12cm), capa dura, cabeceado, papel e impressão de qualidade, 200 páginas de deliciosas leituras.
            Segundo a autora, trata-se de “conjunto de impressões de alguém frente a seu cotidiano, ao qual se acrescentaram histórias de outro tempo que parecia fazer sentido contar”.
            Essa história de conceber e editar livros foi inspirada em Aldo Manutio. Afirma a autora:

“Grande editor renascentista, provavelmente o maior de todos, em todos os tempos, Aldo acreditava no poder transformador do livro e do saber e nos legou uma visão humanista da atividade editorial, em grande parte perdida como decorrência da mudança que a economia capitalista impôs ao livro, fazendo com que passasse de produto a mera mercadoria sujeita, infelizmente, às mesmas ingerências constritivas que outra qualquer.”

De tudo um pouco traz 40 crônicas sobre os mais variados temas e o que importa mesmo é a elegância da escrita. Por fim, é preciso destacar que o livrinho emergiu de um blog do mesmo nome, onde escritos esparsos da autora foram reunidos; textos novos foram sendo acrescentados sempre às segundas-feiras, 4 textos por mês.
Portanto, recomendamos aos senhores tímidos escritores que não guardem mais seus escritos em gavetas: criem seus blogs, revelem seus textos!
Agora, editar o próprio texto, isso são outros 500! É façanha pra gente graúda como Ana Luisa Escorel.




Sombras no deserto



Foto considerada uma das melhores do ano de 2005.

Foi tirada num deserto, exatamente na vertical e ao pôr do Sol.

Chama a atenção o fato dos camelos serem as pequenas linhas brancas e aquilo que se vê em preto, as suas sombras.

Foto: George Steinmetz para National Geographic

(Amplie a foto para ver os camelos)

Bons antecedentes...



Depois de explodir caixas de bancos e ser preso, obteve permissão para sair da cadeia e realizar concurso público para a Polícia Civil.