quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Felicidade segundo Einstein


Uma das notas escritas por Einstein em 1922. 
MENAHEM KAHANA / AFP


As duas cartas de Einstein leiloadas em Jerusalém. 
MENAHEM KAHANA / AFP


A pequena reportagem de El País (Jerusalém 25 OUT 2017) traz curioso título: 1,56 milhão de dólares pelo segredo da felicidade de Einstein.
Duas notas escritas à mão pelo cientista Albert Einstein foram leiloadas em Jerusalém por 1,56 milhão de dólares (5 milhões de reais), multiplicando por 200 o preço de venda estimado, que oscilava entre 5.000 e 8.000 dólares, segundo anunciou a casa de leilões Winner. Nos manuscritos, datados de 1922, Einstein explica qual é o segredo de uma vida feliz.
                  A primeira nota, escrita em 1922 em Tóquio, momento em que realizava várias conferências no país, registra:

"Uma vida tranquila e modesta contribui mais para a felicidade do que a busca do sucesso vinculada a uma agitação permanente".

            O segundo escrito:

"Onde há vontade, há um caminho".

Diz a reportagem: “Einstein escreveu as notas como gorjeta para um carteiro do Hotel Imperial de Tóquio, onde se hospedava. Não se sabe se o mensageiro recusou a gorjeta de verdade, uma atitude comum nos costumes do Japão, ou se Einstein não tinha dinheiro neste momento, mas o astrofísico decidiu entregar os dois escritos, afirmou o vendedor, um familiar do mensageiro.”
O comprador das notas, residente em Hamburgo, afirma que quando Einstein entregou os papéis ao carteiro disse: "Espero que estas notas acabem sendo bem mais valiosas que uma simples gorjeta".
Moral da história: quem tem fama deita na cama.