segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O ovo frito perfeito



Gosto muito de ovo frito. Sou louco por ovo frito. Estou pensando até em mudar o nome deste blog para Louco por ovos fritos... Quando a Dalva me pergunta como eu quero os ovos – como sempre dois de cada vez – respondo que gosto de ovo frito de qualquer jeito, gema mole, gema dura, clara mole, clara dura, queimadinho, quase tostado, frito de um lado só, frito dos dois lados, e quantos modos mais, se houver, de fritar ovos.
            Nelson Rodrigues falava sempre de uma lembrança de infância: comer sanduiche de pão com ovo na merenda escolar, a gema escorrendo pelo canto da boca, uma delícia! Concordo com o Nelson e acrescento minhas  combinações preferidas: ovo com arroz é campeão, nada melhor para firmar o estômago! Ovo frito com linguiça vem em segundo lugar. Bife a cavalo, acompanhado de feijão tropeiro, não tem igual!
            Bem, vamos ao caso de hoje. Ao terminar de assistir um filme na TV no último sábado, passando já da meia-noite, entra no ar uma propaganda de entrevista com Alain Ducasse, com uma particularidade que me agarrou pela garganta. O grande chef daria a receita do ovo frito perfeito!
            Aquilo eu não podia perder! O sono passou, grudei os olhos na telinha, já saboreando o ovo frito que eu faria na manhã do domingo, acompanhado de outra esplêndida combinação, pães de queijo e café preto.
            Boa a conversa com o entrevistador Roberto D`Avila. O francês não cansava de elogiar a França, a melhor comida do mundo, a melhor matéria prima do mundo, os melhores cozinheiros do mundo. Até aí, nada de novo. (Sem trocadilho...) Até que o D`Avila fez a pergunta que me interessava: como preparar o ovo frito perfeito?
            Endireitei-me no sofá, lápis e papel na mão, um momento histórico, pensei. E o Grand Chef começou:

1. Em primeiro lugar, a galinha precisa estar bem alimentada, adequadamente alimentada. (Mas nem uma palavra sobre o que seria a alimentação adequada para uma galinha...)

2. O ovo só pode ser ingerido dois dias depois de botado. (Então tenho que ficar vigiando o fiofó da galinha?)

3. A frigideira precisa estar na temperatura ideal. (O homem não disse que temperatura era essa, muito menos ensinou como se mede a temperatura de uma frigideira! Imagino que não seja com a técnica utilizada pelas mães, para checarem se os filhos estão com febre, colocando o dorso da mão na testinha da criança...)

4. Depois de pronto, o ovo deve ser comido com uma torrada feita de um pão francês especial. (E onde vou encontrar esse pão por aqui?)

5. O ovo deve ser temperado apenas com flor de sal. (Ai ai ai ai ai... Isso está me cheirando coisa de veado...)
           

Fui dormir completamente frustrado. Sonhei com o ovo do Nelson Rodrigues escorrendo pelo canto da minha boca! No café da manhã de domingo, comi o ovo frito feito pela minha mulher – o melhor ovo frito do mundo! – temperado com sal Cisne e pimenta do reino.  

Terrorismo judeu




Bebê palestino é queimado vivo durante um incêndio criminoso  realizado por colonos judeus em vilarejo na Cisjordânia.
A foto mostra o que sobrou da casa.

Foto: AFP