quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Censura no Louvre



Domestikator

                                                            
O Louvre retirou a instalação Domestikator, do coletivo Atelier Van Lieshout, cuja silhueta representa uma cópula, por ser sexualmente explícita, e que era para ser aberta ao público no dia 19 de outubro, nos Jardins Tuileries, em Paris, como parte da Hors les Murs, programa de arte público organizado pela feira de arte contemporânea Fiac. É o que informa a reportagem de Robin Pogrebin, para The New York Times (4 Out 2017).           
"A peça em si, não é muito explícita", acrescentou van Lieshout. "É uma forma muito abstrata. Não há genitais; é bem inocente."
O jornal Le Monde reportou que o diretor do Louvre, Jean-Luc Martinez, enviou uma carta para a Fiac levantando preocupações sobre a peça. "Comentários online apontam que esse trabalho tem um aspecto brutal", Martinez disse na carta. "É arriscado que seja mal compreendido por visitantes nos jardins."
A notícia chega no mesmo dia em que uma campanha para atrair famílias para museus na França traz em um dos cartazes a frase "Tragam seus filhos para ver gente nua", colocada sobre uma pintura de Auguste Renoir. A comunicação é do Museu d’Orsay e o Museu da Orangerie, também em Paris. 
            Lá, como aqui...
            Para o Louco, se a criança ainda não sabe o que é uma cópula, não há de compreender o mostrengo. Se ela já sabe, então haverá de achar graça na desengonçada instalação! E só.





Tragam suas crianças

A foto do dia



"Tragam suas crianças para ver gente nua."

A propaganda é do Museu d'Orsay, em Paris. A pintura que ilustra o cartaz é de Renoir: Mulher nua deitada.

Vem a calhar, face às discussões em curso no Brasil, sobre censura da arte.

Antevisão 2



          Ao perceber a premonição da fisioterapeuta, ele consultou uma cartomante. Esta previu sua morte.




Para ler Antevisão:



Mais intolerância


Fernando Baril



O prefeito do Rio Marcelo Crivella prometeu que não permitiria o Queermuseu na cidade. E cumpriu.    

Mantiqueira, Kant e o Carrossel Holandês



A ótima reportagem é de Breiller Pires, para El País (30 Set 2017): A ascensão do Manthiqueira, o time que se inspira em Kant e no Carrossel Holandês.
            O clube de Guaratinguetá quase fechou as portas no ano passado, com dívidas de mais de 1 milhão de reais. Recuperou-se, ao deixar a última divisão do campeonato paulista, com a vitória sobre o União Mogi nas semifinais. Na final da quarta divisão o Manthiqueira derrotou o São Bernardo por 2 a 1, e subiu para a terceirona.
O troféu, para Dado – Geraldo Márgelo de Oliveira, 56 –,  é algo secundário. Ele quer que seu clube seja visto como um exemplo. “Nossa missão é levar uma mensagem de otimismo e igualdade ao mundo”, afirma o presidente. “Não quero que façam com os outros o que não gostaria que fizessem comigo. Meu maior orgulho é ter alcançado a vitória sem nunca precisar de um gol de mão ou jogada irregular. Assim como na vida, é possível vencer com ética no futebol.”
Relata Breiller Pires: “O clube se inspira na lendária Laranja Mecânica, a seleção da Holanda que encantou o mundo na Copa de 1974. O escudo do time homenageia Rinus Michels, o revolucionário treinador do Carrossel Holandês, e o uniforme laranja não é por acaso.
Outra inspiração de Dado são os princípios éticos pregados pelo filósofo Immanuel Kant. No clube, uma enorme cartilha lista a primeira regra: Malandragem proibida. O Manthiqueira preza o jogo limpo. Não admite simulação de faltas para enganar o juiz. Prega mudança de postura, a começar no campo de futebol, na luta contra a corrupção. Os jogadores meditam em silêncio durante dois minutos antes de entrar em campo, e respeitam todas as religiões.
Ao longo de cinco anos o Manthiqueira foi treinado por uma mulher, Nilmara Alves, que só deixou o cargo porque foi aprovada em um concurso público em outra cidade. Afirma Dado: “Ela deixou um grande legado no Manthiqueira e segue nos ajudando como consultora. Nossa boa campanha este ano tem o dedo dela.”
            Proclama Dado, fundador e presidente do clube: “O Manthiqueira é mais que um time de futebol. É uma filosofia de vida”.
            Enfim, um belo exemplo para todos nós, especialmente para nossos políticos.

Foto: Leandro Oliveira / Divulgação