quarta-feira, 20 de junho de 2012

Jazz em Praga


O viajante está passeando pela Ponte Carlos, belíssimo ponto turístico de Praga, quando se depara com um pequeno grupo tocando um ótimo jazz! O nome do conjunto é engraçado: Jazz No Problem. O CD deles está à venda. O viajante compra o CD e tira uma foto. Lembranças de Praga!

Para ouvir o grupo:
http://www.youtube.com/watch?v=HK7c-px3K7w

Foto: A. Vianna, 2007, Praga.

Casa de Freud


"Desde sua inauguração em 1971, esse museu particular, internacionalmente aclamado, já recebeu aproximadamente um milhão e duzentos mil visitantes até a presente data. Apesar de sua localização um tanto remota, atrai anualmente mais de 65.000 pessoas, testemunho convincente do persistente interesse internacional do grande público por Sigmund Freud, sua vida e seu trabalho."


Ref.:  http://www.freudpage.info/freudmuseu.html

Foto: Mercêdes Fabiana, 2008, Viena.

Freud em Viena (endereço famoso)


Foto: A. Vianna, 2008, Viena.

Casa de Freud (Escadaria)


"Berggasse 19 é seguramente um dos endereços mais famosos do mundo, onde Sigmund Freud trabalhou e viveu com sua família de 1891 a 1938. Essa morada típica do final do século XIX abriga o “Museu Sigmund Freud”, reconhecido no mundo todo como um local histórico singular."


Ref.:  http://www.freudpage.info/freudmuseu.html

Foto: A. Vianna, 2008, Viena.

Casa de Freud


"Destacam-se, entre muitos pontos de interesse, vários pertences pessoais de Freud, a mobília original da sala de espera, uma parte representativa da sua coleção de antiguidades, um vídeo de 25 minutos que mostra momentos de sua vida em família (1930-1939)."


Referência: http://www.freudpage.info/freudmuseu.html

Foto: A. Vianna, 2008, Viena.

Casa de Freud em Viena


"Este é o endereço da Psicanálise - onde Freud trabalhou, morou com sua família durante quase 50 anos (1891-1938) e escreveu suas obras completas. Sua filha Anna Freud, também trabalhava aqui como psicanalista de crianças (1925-1938). A edificação, cuja construção data de 1881, foi doada por Anna e tornou-se o "The Sigmund Freud Museum Vienna", desde 1971."


Referência: http://www.freudpage.info/freudmuseu.html

Foto: A. Vianna, 2008, Viena.

Casa de Freud em Londres


Foto: A. Vianna, 2012, Londres.

Casa de Freud (Jardim)


"A residência, numa região muito tranqüila da movimentada Londres (e bem acessível, através do metrô, pela estação Finchley Road), é semelhante a outras do bairro: ampla, bonita e acolhedora. Nos fundos há um jardim-de-inverno, desenhado pelo arquiteto Ernst, filho de Freud. Surpreendentemente, os nazistas permitiram que o criador da psicanálise levasse boa parte de seus pertences para Londres, de modo que ali podemos ter uma idéia dos objetos com os quais convivia. O aposento que mais chama a atenção é, sem dúvida, o gabinete com a biblioteca – onde, mesmo exilado, continuou atendendo seus pacientes. O idioma não foi problema: ele falava bem inglês, ainda que com forte sotaque, como se pode constatar em um dos documentários exibidos no museu, em que ele faz, no idioma, uma síntese de sua própria trajetória."


Moacyr Scliar
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/na_casa_de_freud.html


Foto: A. Vianna, 2012, Londres.

Casa de Freud (Entrada)


"Em 1938, depois que a Áustria foi anexada pelos nazistas, ele, relutantemente, deixou Viena, onde vivia e trabalhava (no famoso endereço, Bergasse 19), e transferiu-se com a família para Londres. A mudança foi penosa para o homem idoso e doente – lutando com um câncer, ele viria a falecer em setembro do ano seguinte. Na casa aprazível no noroeste da capital inglesa Freud pôde contar com um ambiente confortável e, muito importante, com o apoio da família. Moravam com ele a esposa, Martha, a cunhada Minna, a empregada, Paula Fichtl, e a filha, e também terapeuta, Anna. Extraordinariamente dedicada ao pai, ela continuou vivendo ali até morrer, em 1982."

Moacyr Sclliar

Foto: Mercêdes Fabiana, 2012, Londres.

Casa de Freud em Londres



"A residência ampla e acolhedora, no número 20 da rua Maresfield Gardens, região oeste de Londres, foi a última moradia do criador da psicanálise. Transformado em museu, o espaço guarda mais que objetos pessoais dos antigos moradores – permanece ali um pouco da história de incontáveis analistas e analisandos."

Moacyr Scliar


Foto: A. Vianna, 2012, Londres.

Piazza di Spagna (La Barcaccia)


"A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é afetuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 - 1629,segundo dizem esta foi inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre 1598. A anedota serviu para que o Papa Urbano VIII encargasse a Pietro Bernini a execução da obra, ajudado por seu filho que mais tarde lhe superaria em fama e técnica, Gian Lorenzo."


Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piazza_di_Spagna


Foto: André Vianna, 2011, Roma.