terça-feira, 20 de outubro de 2015

As ideias de um ministro

Este blog não tem se ocupado da política nacional, mesmo em tempo de crise, a não ser através de algumas poucas charges e fotografias aqui reproduzidas, mais pelo conteúdo humorístico das mesmas do que por seu conteúdo. Entretanto, a indignação do blogueiro atingiu níveis insuportáveis ontem à noite, e hoje pela manhã ele resolve dar vazão a sua enorme frustração. Ingenuidade do Louco? Talvez sim.
O país mergulhado em gravíssima crise político-econômica, o que se espera de um Magistrado, de um Ministro do Supremo Tribunal Federal, ao menos no campo das ideias?
A pergunta deve ter sido formulada por um bom número de telespectadores, pouco antes de ter início o reputado programa de entrevistas Roda Viva, ocorrido ontem (19/10). Diga-se de passagem, o programa é um dos poucos da televisão brasileira com duração suficiente (uma hora e meia) para que ideias possam ser debatidas com folga razoável.
O que se viu foi um ministro do stf esconder-se atrás de uma proposta por ele mesmo classificada de utópica, a tríplice renúncia da presidente da república, do seu vice e do presidente da câmara dos deputados (assim mesmo, tudo com minúsculas). Segundo o ministro, a ideia ampara-se na possibilidade de um gesto de grandeza por parte destes três brasileiros!
Porém, cada um só dá o que tem! Não se pode esperar grandeza de espírito de quem coloca interesses pessoais ou partidários acima dos interesses da nação.
Com isso, o ministro jogou para a plateia: manifestou-se favorável à saída da presidente – o mesmo que deseja a maioria da população hoje –, porém sem  comprometer-se com o processo jurídico necessário para tanto, pois sua proposta é improvável, inviável, impossível mesmo. Há indícios de desonestidade intelectual nisso.
Há mais: clara manifestação narcísica por parte do ministro, que posa de homem ético, equilibrado, acima do bem e do mal, que crê religiosamente na superioridade moral do ser humano, capaz de tais gestos de grandeza. Em que mundo vive este ministro? Enclausurado em seu próprio mundo, protegido por uma toga que lhe confere a onisciência?
A decepção dos telespectadores só não foi completa porque a atuação da bancada de inquiridores, formada principalmente por jornalistas, rebateu com veemência as posições do ministro.

Um tanto aliviado com este curto desabafo, reconheço minha ingenuidade. Por que esperar um gesto de grandeza por parte do ministro?