sexta-feira, 18 de julho de 2014

A infância de Eliane Brum



            
                       Eliane Brum, gaúcha de Ijuí, é documentarista, jornalista e escritora. Eu já conhecia a moça, de crônicas esparsas em jornais e revistas, e já gostava muito dela.
               Em uma resenha publicada no Valor em 11 de julho último, por Gonçalo Júnior, tomei conhecimento de seu novo livro, Meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras (Ed. LeYa, 2014). O livrinho (porque de formato pequeno, 140 páginas) é ótimo!
            Eliane começa falando da irmã que morreu antes dela nascer e que marcou definitivamente sua primeira infância. “E é curioso que minha primeira lembrança seja a morte”, escreve ela. Lembrei-me do último romance de Valter Hugo Mãe, A desumanização, cujo tema central é semelhante: uma das irmãs gêmeas morre e a outra passa a ser chamada de “a menos morta”. Havia uma mais morta e outra menos morta.
            Lembrei-me ainda do livro de José Saramago intitulado As pequenas memórias (Companhia das Letras, 2006), onde o  autor revive a infância, seus medos, humilhações, toda sorte de dificuldades.  
            A menina, que desejava ser Isabel mas foi nomeada Eliane, cresce, fala da família – particularmente dos avós e pais – com aguçadíssimo senso de observação, numa escrita bem humorada. Transcrevo a descrição do avô:

“Meu avô a rigor não era um analfabeto, faltavam-lhe as vogais da alma.
Não se interessava por romances nem por sutilezas. Para ele, a vida parecia bastante simples. Bastava uma bela polenta, uma mulher bonita que soubesse fazer uma bela polenta, uma caçada de codornas (para comer com uma bela polenta, na companhia de uma mulher bonita).”

            Eliane entremeia o passado com atualidades, destacando sua atuação como jornalista de posições firmes e independentes.

“A reportagem me deu a chance de causar incêndios sem fogo e espernear contra as injustiças do mundo sem ir para a cadeia. Escrevo para não morrer, mas escrevo também para não matar.
            Ouvi de alguns chefes que a indignação faz mal para o exercício do jornalismo, que bom jornalista não tem causa. Discordo. Indignação só não faz bem para quem tem como única causa a do patrão.”

            O livro termina – a autora por volta de seus 21 anos de idade – com uma confissão corajosa, intimista, de uma mulher que aprendeu fazer de sua fragilidade a sua força. Eliane destaca, acima de tudo, a importância da escrita nesse processo, e que ela domina magistralmente.
            Eu, modestamente, não me canso de repetir: a escrita é terapêutica.