segunda-feira, 6 de junho de 2016

Mondrian em Brasília


Belíssima exposição em Brasília sobre Pieter Cornelis Mondrian, conhecido por Piet Mondrian (1872-1944), nascido em Amersfoort, Países Baixos. Participou do movimento Neoplasticismo, colaborando com a revista De Stijl, e da pintura concreta.




A exposição apresenta atividades interativas para crianças.




"Composição com grande plano vermelho, amarelo,
preto, cinza e azul" (1921)




Interessante instalação denominada 
Mondrian por fora e por dentro.




Todos os contos de Clarice


O Louco se entusiasma quando de um lançamento editorial de peso no país. É o caso de Clarice Lispector, Todos os contos, da Ed. Rocco, organização de Benjamin Moser, 2016. É a primeira vez que todos os contos da autora são reunidos num único volume.
Edição caprichada, capa dura, com sobrecapa de autoria de Paul Sahre, premiada pelo The New York Times como uma das doze melhores capas do ano. O mesmo jornal incluiu o livro como um dos melhores de 2015.
Explica-se. Todos os contos foram publicados primeiro nos Estados Unidos, em inglês, e só agora aparecem no Brasil. (Ou não se explica...)
No excelente prefácio Glamour e gramática, Moser fala da mulher e da escritora, equiparando-a aos maiores da Literatura de todos os tempos. Benjamin Moser é também autor de Clarice, uma biografia.
Os contos, ah! os contos, é preciso lê-los.

Economia


Bebia uísque sempre no mesmo copinho. Nunca o lavava, para não desperdiçar o cheiro.