quarta-feira, 3 de julho de 2013

Miniconto cívico


"Num ônibus em algum lugar do Brasil, um rapaz espirra. A moça ao lado diz SAÚDE. O motorista grita EDUCAÇÃO. E todos cantam o Hino Nacional!"
anônimo

Eu gostaria muito de ter sido o autor deste miniconto! Mas não sou. Segundo meu irmão Paulo, circula por aí como piada.  Tomei-o como coisa séria e publico no Louco por cachorros.

Ernesto Neto no Georges Pompidou



O Centro Georges Pompidou (Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou) é um complexo fundado em 1977 em Paris, que abriga museu, biblioteca, teatros. O centro anexou recentemente o Atelier Brancusi que abriga esculturas do artista romeno Constantin Brancusi em um ambiente que recria as condições de trabalho e a luminosidade de seu estúdio de criação.
Foi desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano e pelo arquiteto britânico (também nascido na Itália) Richard Rogers. O projeto foi considerado extremamente arrojado, sendo inserido em um momento de crise da arquitetura moderna, embora tenha sido bastante criticado. Alguns teóricos afirmam que o Centro (tanto pela sua arquitetura quanto pela sua proposta) é um dos marcos do início da pós-modernidade nas artes. Sua implantação configura a existência de um espaço público (a praça do Centro) para o qual as suas atividades internas se estendem.

Ref.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Georges_Pompidou






O viajante sente-se orgulhoso ao ver num Centro de Artes tão importante a obra de um brasileiro.






Ernesto Saboia de Albuquerque Neto (Rio de Janeiro, 1964) é artista plástico.
No final dos anos 1980, Neto produziu a série dos "sacos de meia de seda", recheados de bolinhas de chumbo, que introduziram de maneira mais marcante no trabalho o caráter da sensualidade. Com passagens acadêmicas pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e pela Escola de Artes Visuais Parque Lage, Ernesto Neto tornou-se um dos mais conceituados artistas plásticos contemporâneos da atualidade.[carece de fontes] Já teve trabalhos exibidos na Basiléia, em Helsinque e em Londres. Suas instalações na Bienal de Veneza de 2001, por exemplo, foram expostas no Pavilhão Nacional do Brasil e no Grupo Internacional do Arsenale.

Ref.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Neto

Fotos: A.Vianna, Paris, 2013.