domingo, 16 de janeiro de 2022

Estávamos nós nisto...

 100 anos de Saramago

“Estávamos nós nisto, atrasando o momento da revelação, duvidando ainda se não haveria modo de encontrar uma solução mais dramática ou, o que seria ouro sobre azul, com mais potência simbólica, quando se ouviu o fatal grito, Há aqui uma aldeia. Absortos nas nossas lucubrações, não tínhamos dado por que um homem se havia levantado e subido a pendente, mas agora, sim, víamo-lo aparecer entre as árvores, ouvíamo-lo repetir o triunfal anúncio, embora sem pedir alvíssaras, como havíamos imaginado, Há aqui uma aldeia. Era o comandante. O destino, quando lhe dá para aí, é capaz de escrever por linhas tortas e torcidas tão bem como deus, ou melhor ainda.”

 

                                   J. Saramago

                                   A viagem do elefante


https://www.josesaramago.org                                   

Autobiografia 3

100 anos de José Saramago



“Também por essas alturas tinha começado a frequentar, nos períodos nocturnos de funcionamento, uma biblioteca pública de Lisboa. E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou.

Quando casei, em 1944, já tinha mudado de actividade, passara a trabalhar num organismo de Segurança Social como empregado administrativo. Minha mulher, Ilda Reis, então dactilógrafa nos Caminhos de Ferro, viria a ser, muitos anos mais tarde, um dos mais importantes gravadores portugueses. Faleceria em 1998. Em 1947, ano do nascimento da minha única filha, Violante, publiquei o primeiro livro, um romance que intitulei A Viúva, mas que por conveniências editoriais viria a sair com o nome de Terra do Pecado. Escrevi ainda outro romance, Clarabóia, que permanece inédito até hoje, e principiei um outro, que não passou das primeiras páginas: chamar-se-ia O Mel e o Fel ou talvez Luís, filho de Tadeu… A questão ficou resolvida quando abandonei o projecto: começava a tornar-se claro para mim que não tinha para dizer algo que valesse a pena. Durante 19 anos, até 1966, quando publicaria Os Poemas Possíveis , estive ausente do mundo literário português, onde devem ter sido pouquíssimas as pessoas que deram pela minha falta.”


            José Saramago

 

https://www.josesaramago.org/biografia/

Fato mais importante da História para os brasileiros



Foto: Editoria de arte

 

Levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) traduz a percepção de entrevistados sobre fatos históricos no Brasil. A pesquisa revelou que a abolição da escravidão é fato mais importante da História do país para os brasileiros. Reportagem de Marlen Couto (9 jan 2022) para O Globo.

            Enfim, penso que isso seja um bom sinal.

 



 

Época dos fatos mais lembrados:

 

1º - Aboliação da Escravidão, 1888

2º - Independência do Brasil, 1822

3º - Proclamação da República, 1889

4º - Redemocratização pós-Ditadura, 1985

5º - Impeachment Dilma Rousseff, 2016

6º - Operação Lava-jato, 2014-2021

7º - Implantação do Real, 1994

8º - Criação do Bolsa-Família, 2003

9º - Impeachment Fernando Collor, 1992

10º - Golpe de 1964 e o regime militar

 

“A pesquisa ouviu 3 mil entrevistados, de 19 a 27 de novembro de 2021, nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento do Ipespe também mediu a percepção dos brasileiros sobre símbolos nacionais que melhor definem ou representam o país e sua população. A fé é apontada como a principal característica positiva dos brasileiros — para 30% dos entrevistados, é o primeiro traço citado em uma pergunta com múltiplas respostas. Já a natureza é citada como o aspecto que melhor define o Brasil.”

 

 

https://oglobo.globo.com/politica/pesquisa-inedita-mostra-que-abolicao-da-escravidao-fato-mais-importante-da-historia-do-pais-para-os-brasileiros-veja-lista-25346841?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newssemana

 

 

Variações sobre o mesmo tema

Charges do dia