quinta-feira, 3 de maio de 2018

Jornalista fantasma


Deu na Folha (2.maio.2018):  “Até a última semana, era comum encontrar, em reportagens abordando o sistema de financiamento estudantil americano, aspas atribuídas a Drew Cloud, jornalista especializado no assunto e fundador do site The Student Loan Report. Entre os veículos que o citavam, estavam os jornais Washington PostBoston Globe e rede CNBC.
A reputação do especialista era crescente até o The Chronicle of Higher Education publicar na última terça-feira (24) uma matériarevelando que, na verdade, ele nunca existiu.
Depois de passar mais de uma semana tentando localizá-lo pessoalmente, o jornal descobriu que o suposto profissional havia sido inventado por uma empresa de empréstimos estudantis chamada LendEDU. A firma admitiu ter forjado a identidade do personagem, assim como seu currículo, quando fundou o site The Student Loan Report em 2016.”

            O fato acima alerta, mais uma vez, para a veracidade ou não das notícias a que estamos expostos diariamente. É preciso desenvolver cada vez mais o senso crítico, para não cair em esparrelas como esta.