sábado, 27 de janeiro de 2018

Gabriela chegando



Ela está chegando!

Foto: Paula Vianna, Austrália, set 2017.

Vaso com flores e estatueta

Meus quadros favoritos


Paul Gauguin

Nina Simone no paraíso




paraíso
do cão
roupa suja
do dono

Foto: AVianna, jan 2018

Paris inundada

A foto do dia




Foto: Christian Hartmann / Reuters

Suzete, crítica literária


Oi André,

você ainda não respondeu minha carta “Suzete vira a página”, o que não tem a menor importância porque estou sempre com você e você comigo, e cá estou novamente, que tenho umas novidades para contar. Com quem mais posso dividir tais ideias senão com você, que no salão permaneço quietinha, bico calado para não entrar mosquito, gente pacóvia (olhei no dicionário), gente que não aceita discutir sobre uma opinião diferente (os advogados usam “divergente”, e eu acho mais bonito mesmo), enfim, gente que não sabe conversar (aprendi isso com você, o que significa conversar).
            A novidade: vou escrever sobre um livro que você ainda não leu! Assim espero. Pelo menos, você nunca falou dele, embora cite com certa frequência o autor, de quem você gosta. E estou feliz com isso, poder pensar com minha própria cabeça, sem influência sua. Dane-se se eu estiver errada. Para seguir o estilo do autor em questão, foda-se.
            O livro, Como se me fumasse (Editora 34, 2017). O autor, Marcelo Mirisola.
            Desde que li Fátima fez os pés para mostrar na choperia, livro de estreia de Mirisola, por indicação sua, fiquei doida pelo autor. Depois, ele começou a repetir-se repetir-se repetir-se (claro que aprendi isso com você, e gosto muito), e fiquei pensando aonde aquilo ia dar, se haveria uma saída para um estilo tão forte e marcado e repetitivo e radical, se o autor ia dar um tiro na cabeça ou coisa e tal.
            Não se suicidou e continuou escrevendo, livro após livro. Vou pular a saga, mesmo porque não li todos eles, até chegar em Como se me fumasse (esquisito já no título).
            Pois gostei do livro, acredite. Muito! (Aguardo ansiosamente sua opinião, André.) Transcrevo um parágrafo onde o autor descreve uma zona de meretrício. Nunca fui a uma zona, mas agora sei o que é uma zona. Oquei (mirisolismo!), eis o parágrafo:

“Gorda sublocava as filhas para os fazendeiros da região, sobretudo na época da colheita do café. De dia, os putos as exploravam em suas roças. De noite metiam a vara nelas. Eram seis irmãs, Joscilene, Joscidalva, Joscélia, Joscimar, Joscielle (com dois elles), Joscilaine e o sétimo gatinho, poupado da violência da peãozada e da vida dura dos terreiros de café, Marrom ou Vanusa. Marrom fazia as vezes de hostess do zonão e, na medida do possível, tentava – em vão – alegrar o ambiente melancólico que era o puteiro da Gorda. Sexo & ódio brasileiros. Nada de humor e descontração, as filhas da gorda estavam mais para escarradeiras e depósito de esperma do que para vender qualquer tipo de alegria ou recreio. E a peãozada truculenta queria esvaziar o saco, de preferência sem gastar muito dinheiro. Cafuzas, meio índias, meio negras, misturadas com o sangue dos bandeirantes que tocaram o terror por aquelas bandas em tempos idos, as filhas da Gorda, todas, guardavam, além das misérias e do uso, um fogo maldito nas ventas e um ódio ancestral que cobrava – mais do que as desgraças inerentes à vida miserável que levavam – reparação e vingança. Ancas largas e olhos verdes, péssimos augúrios, miasmas de quatrocentos anos de exploração e maldições intermitentes, eflúvios infernais que se precipitavam a partir dos vapores criminosos da Boate Azul, onde, apesar dos pesares, destacava-se Joscielle (com dois elles), a joia da Gorda.”

            Isso não é sensacional, André? Pega o leitor pelo pescoço e não larga mais! Realismo em estado puro. Não tenho recursos para exprimir o tanto que tal estilo me impressiona, nem sou crítica literária; não passo mesmo de uma cabeleireira que lê e gosta de escrever, além de cortar cabelo de homem. Mas gostei muito, André. A gente precisa ler o livro numa enfiada, para não perder o ritmo, que é alucinante.
Muita gente há de não gostar, e gente sabida culta refinada de bom gosto, (nem preciso dizer quem estou copiando, suprimindo vírgulas. Aliás, estou com o Alberto Mussa, que estou adorando: tudo é cópia de um mesmo original, a diferença é que eu vou confessando o plágio à medida que escrevo. Estilo Suzete.)
            Sabe, gostaria muito de conhecer Mirisola pessoalmente, saber como ele é de verdade, se é que isso é possível, conhecer alguém de verdade. Acredito nele, no que escreve. Mas, e se ele estiver mentindo? Borges (tenho lido Borges, um monstro!) diria que isso não tem importância, ficção e realidade são faces de uma mesma moeda. Mas gostaria de conhecê-lo mesmo assim, e se possível, cortar o cabelo dele.
            E tem mais: ele sabe usar um palavrão como ninguém! Tem autoridade para isso.
            Bem, era isso que desejava dizer: comentar um livro antes de você! No mais, é a politicagem suja desse nosso país, que não vale a pena comentar.
            Me responda, por favor.
Da sempre sua,
                                                            Suzete.