segunda-feira, 18 de março de 2019

Morte inesperada


Mulher morre após ser estuprada e espancada por homem que efetuava serviço de pedreiro para ela. Morreu aos 92 anos de idade. 

Al-Jahiz e a evolução das espécies




O Livro dos Animais, de al-Jahiz, tem sete volumes
GETTY IMAGES


Darwin, em seu livro A Origem das Espécies, de 1859, causou verdadeira revolução no conhecimento humano, ao propor a ideia de que as espécies mudam gradualmente por meio de um mecanismo chamado seleção natural, e que as diferentes espécies surgiram de um ancestral comum. 
            A espantosa notícia publicada pela BBC News (16 mar 2019) é a seguinte: “Cerca de mil anos antes de Darwin, um filósofo muçulmano que vivia no Iraque, conhecido como Al-Jahiz, escreveu um livro sobre como os animais mudam através de um processo que também chamou de seleção natural”.
Seu nome era Abu Usman Amr Bahr Alkanani al-Basri, e seu apelido, Al-Jahiz, que significava “alguém com olhos esbugalhados”. Seu livro intitulava-se Kitab al-Hayawan (O livro dos animais, em tradução livre).



“Al-Jahiz nasceu no ano 776 na cidade de Baçorá, sul do atual Iraque, numa época em que o movimento Mutazilah – uma escola de pensamento teológico que defendia o exercício da razão humana – estava crescendo na região, no auge do califado Abássida. Obras acadêmicas eram traduzidas do grego para o árabe, e Baçorá sediava importantes debates sobre religião, ciência e filosofia”.
“O papel havia sido introduzido no Iraque por comerciantes chineses, o que impulsionou a difusão de ideias, e o jovem Al-Jahiz começou a escrever sobre vários temas, como ciência, geografia, filosofia, gramática árabe e literatura. Acredita-se que ele tenha publicado 200 livros durante a vida, mas só um terço sobreviveu até nossos dias.” 
“Sua obra mais famosa, O Livro dos Animais, foi concebida como uma enciclopédia com 350 espécies, onde Al-Jahiz postula ideias que se parecem muito com a teoria da evolução de Darwin. Os animais estão envolvidos numa luta pela existência e pelos recursos, para evitar serem comidos e se reproduzirem", escreve Al-Jahiz. "Os fatores ambientais influenciam nos organismos fazendo com que desenvolvam novas características para assegurar a sobrevivência, transformando-os assim em novas espécies. Os animais que sobrevivem para se reproduzir podem transmitir suas características exitosas a seus descendentes".
“A contribuição do mundo muçulmano à ideia da evolução não era um segredo para intelectuais europeus do século 19. De fato, um contemporâneo de Darwin, o cientista William Draper, falava da "teoria da evolução maometana" em 1878. No entanto, não há evidências de que Darwin conhecesse o trabalho de Al-Jahiz ou de que entendesse árabe.”
“O jornalista científico Ehsan Masood, que realizou uma série para a BBC chamada Islam and Science (O Islã e a Ciência), diz que o criacionismo não parecia existir como movimento significativo no século 9 no Iraque, quando Bagdá e Baçorá eram os principais centros de ensino avançado na civilização islâmica.” 
Espantosa notícia!