quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Homo erectus e o pensamento simbólico


(Detalhe)


Acredita-se que a capacidade de simbolização, seguida do surgimento da linguagem, a 40.000 anos atrás, foi o acontecimento decisivo que caracterizou o Homo sapiens. A arte rupestre e a manufatura de joias e adereços, primeiramente encontradas na Europa, e mais recentemente na África, seriam a comprovação desse fato.
Também os Nendertalenses deixaram vestígios dessas habilidades, tornando mais difícil distingui-los do Homo sapiens, de quem foram contemporâneos durante certo período.
            Agora chega a informação, publicada na Scientific American, que um ancestral ainda mais primitivo, o Homo erectus, identificado na Ásia, também era capaz de expressar pensamento simbólico. Na ilha de Java foi encontrada concha gravada com um padrão geométrico, em sítio arqueológico habitado pelo H. Erectus, entre 540.000 e 430.000 anos atrás.
            Aos poucos vai se esclarecendo a Evolução das Espécies (o que até há poucos anos era conhecida como Teoria da Evolução das Espécies), a partir do gênio de Charles Darwin. O criacionismo e outras teorias fantasiosas já não têm lugar para a explicação da presença do ser humano no Planeta.