segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Milagre no Palmeiras!

A foto do dia!


Gabriel Jesus, 18 anos, ídolo da torcida palmeirense!

Foto: Marcello Zambrana, Folhapress.

Pelados e bípedes




Parente dos humanos, gorila carrega filhote 
agarrado nos pelos das costas

O bipedismo ainda carece de explicação convincente pela biologia evolutiva. São inúmeras as teorias apresentadas até agora, às quais junta-se a ideia de Lia Amaral, docente aposentada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a cientista, que a despeito de uma carreira brilhante na Física tem se dedicado ao estudo da evolução das espécies, a perda dos pelos nos ancestrais dos humanos provocou uma pressão seletiva, levando ao bipedalismo.

Afirma Lia Amaral: “Tornar-se bípede é um esforço evolutivo imenso, que só pode ocorrer por forte pressão seletiva. Quando os ancestrais dos humanos perderam os pelos, os bebês não tinham mais onde se agarrar em suas mães, o que os forçou a abandonar o andar quadrúpede.”

Ela completa: “Não há bípede peludo, não há quadrúpede pelado. Para uma física, é evidente que há correlação necessária entre nudez e bipedalismo.”

Lia aplicou conhecimentos da Física para amparar sua hipótese, tais como a análise do equilíbrio na locomoção quadrúpede dos gorilas e concluiu que, para que o filhote não escorregue, o ângulo formado pela parte superior do seu corpo durante a locomoção tem de ser, no máximo, de 30 graus.

Par e passo, entre erros e acertos, longe da verdade definitiva, a Evolução das Espécies vai sendo lindamente decifrada.



Filme bom

Anna Muylaert

Filme bom é aquele sobre o qual a gente tem o que conversar depois que acaba.

Frase mais tosca, impossível. Mantenho-a mesmo assim, pois a tal conversa sobre o filme deve ser a mais livre e descontraída possível, regada de preferência com um bom vinho, num ambiente onde se possa conversar, é claro. Quanto mais rende o papo, melhor o filme!

Eis, portanto, o meu método de classificar os filmes:

★ O casal cabisbaixo deixa o cinema em profundo silêncio.

★★ Um olha para o outro, o ar interrogativo, Gostou? Fim de papo.

★★★ Saem até animados, Eu gostei, e você? Não sei não... Mas conversam por 1 ou 2 horas.

★★★★ Ainda nos créditos, Gostei muito! Eu também. Vamos comer uma pizza? Só se tiver vinho... A conversa dura até o fim da noite.

★★★★★ Animação total, euforia mesmo, ótimo jantar, vinho melhor ainda, e a conversa se estende por vários dias, às vezes por meses; a lembrança, pra sempre.

Tosca como a primeira frase desta crônica, esta classificação tem um único objetivo: comparar dois filmes recentíssimos, ambos apresentados com destaque pela mídia: Que horas ela volta? e Homem irracional, o primeiro, de Anna Muylaert, o segundo de Woody Allen.

Difícil comentar um filme sem revelar o enredo, o que deve ser evitado a todo custo. (Os psicanalistas sempre ficam sabendo da história antes de ver o filme...)

Regina Casé revela-se uma grande atriz, para figurar entre as melhores. A protagonista do Homem irracional salva-se apenas no final do filme quando, num ataque histérico, começa a falar (ou gaguejar) como o Woody Allen.


Que horas ela volta? ★★★★★

Homem irracional ★★

Dor da perda

Na hora de sacrificar o cão com doença terminal o dono pondera:

– Mas ele ainda abana o rabo pra mim...

casal brigado



de nome engraçado
mais uma orquídea floresce
a "casal brigado"

Foto: A.Vianna, jardim, ago 2015.