domingo, 9 de janeiro de 2022

Autobiografia por J. L. Peixoto

 100 anos de Saramago



O texto acima é a epígrafe do romance de José Luís Peixoto intitulado autobiografia, recém editado pela Companhia das Letras, 2021. Foi publicado pela primeira vez em Cadernos de Lanzarote, 1997.


Autobiografia

100 anos de Saramago 

 

“Nasci numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, uma pequena povoação situada na província do Ribatejo, na margem direita do rio Almonda, a uns cem quilómetros a nordeste de Lisboa. Meus pais chamavam-se José de Sousa e Maria da Piedade. José de Sousa teria sido também o meu nome se o funcionário do Registo Civil, por sua própria iniciativa, não lhe tivesse acrescentado a alcunha por que a família de meu pai era conhecida na aldeia: Saramago. (Cabe esclarecer que saramago é uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naqueles tempos, em épocas de carência, serviam como alimento na cozinha dos pobres). Só aos sete anos, quando tive de apresentar na escola primária um documento de identificação, é que se veio a saber que o meu nome completo era José de Sousa Saramago… Não foi este, porém, o único problema de identidade com que fui fadado no berço. Embora tivesse vindo ao mundo no dia 16 de Novembro de 1922, os meus documentos oficiais referem que nasci dois dias depois, a 18: foi graças a esta pequena fraude que a família escapou ao pagamento da multa por falta de declaração do nascimento no prazo legal.”


            O trecho acima encontra-se no excelente site https://www.josesaramago.org, da Fundação José Saramago. Em 16 de novembro do corrente ano haveremos todos de celebrar os 100 anos de nascimento de Saramago. 

            As comemorações, no entanto, já começaram. Por isso passo a publicar neste blog matérias sobre o nosso Nobel de Literatura, a começar pela Autobiografia.

 

 

https://www.josesaramago.org/biografia/

 

Na entrevista

 

– O senhor acha que a psicanálise pode me enlouquecer?

– Não se preocupe, louca a senhora já está. Pode ser que melhore.