quinta-feira, 23 de abril de 2015

Agualusa poeta



Exorcismo


lavro versos
curtos
como orações

palavras são legiões

de demónios
expulsos

corto advérbios

pronomes

poupo os pulsos.



                                  José Eduardo Agualusa
                                  do livro Teoria Geral do Esquecimento

Dia Internacional do Livro


Monumento ao Livro, em Berlin

             Não tenho apreço pelo já arraigado costume do Dia disso, Dia daquilo, incluindo as datas religiosas, afetivas e outras efemérides. Há quase sempre um segundo interesse nessas pretensas homenagens, especialmente do comércio varejista, como se costuma dizer. “Nesse ano o Dia dos Namorados vendeu mais que o Dia das Mães!” “As vendas do Dia das Crianças estiveram aquém do esperado pelos lojistas!” “Espera-se movimento recorde nas vendas de Natal!” “Ruim o movimento nos shoppings na véspera do Dia dos Pais.” Enfim, coisas desse tipo.
            Há exceção para tudo nessa vida. Daí o anexim Toda Regra Tem Exceção. Eis a minha exceção: o Dia do Livro! E é hoje!
            Parece que o Dia Internacional do Livro surgiu na Catalunha, em 5 de abril de 1926, em comemoração do nascimento de Miguel de Cervantes. Em 1930 a data comemorativa mudou para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Em 1995 a UNESCO oficializou o 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. (Aí está!, embutida uma segunda intenção, o direito do autor. Nada contra, porém.)
            A estatística mais recente afirma que, no Brasil, em cada 10 indivíduos, 7 não leem sequer um livro por ano. Isso é assustador. (Conheci um médico que bradava Nunca li um livro em minha vida! Orgulhava-se portanto da própria estupidez. Um certo presidente da república também já fez afirmação semelhante.) Este fato, por si só, faz por merecer que se dê destaque ao Dia do Livro.
            Outra particularidade do livro a merecer destaque: ele dispensa intermediários, a conversa se estabelece diretamente entre autor e leitor. E se o autor é bom, se é ótimo, se é um Shakespeare, temos muito o que aprender com ele. (O tradutor pode ser considerado um intermediário. Se ele também é bom, se é ótimo, se é uma Bárbara Heliodora, então tudo bem, somos gratos a ele.)
            Uma grande característica: o mesmo livro pode ser lido várias vezes. (Certa feita, outro médico amigo espantou-se, Mas você lê um livro duas vezes?! Ao que respondi, provocativo e arrogante, Duas não, três, quatro, cinco...) Hamlet é um bom exemplo de livro a exigir múltiplas e repetidas leituras. Como na vida, desde a infância, aprendemos com a repetição.
            Mas é preciso escolher bem o livro que se vai ler. Cuidado com o best-seller, muito cuidado com a autoajuda, atenção às simplificações ou reduções das grandes obras, nunca é demais voltar aos clássicos. Mas não se deve desprezar os contemporâneos, penso eu.
            Bem, não é difícil cantar loas ao objeto livro. Ele merece mesmo ter seu Dia Internacional.